A Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Goiás (Fetaeg) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Piracanjuba (STTR) fecharam, no dia 25 de setembro, a terceira Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da lavoura branca. A assinatura da CCT 2008/2009 beneficia cerca de dois mil assalariados e assalariadas rurais, que trabalham nas culturas de milho doce, arroz, feijão, tomate, laranja, cebola e batatinha. As cláusulas negociadas entraram em vigor no dia 1º de outubro, data-base do setor.
O MSTTR conquistou salário de R$ 750, reajuste de 10% no valor de serviço na produção e seguro de vida para os trabalhadores. Além disso, foram inclusas cláusulas sociais no acordo e os patrões se comprometeram a cumprir a Norma Regulamentadora 31.
Na avaliação do secretário de Assalariados e Assalariadas Rurais da Fetaeg, José Maria, o movimento sindical deve ser mais atuante para garantir mais avanços para os trabalhadores e trabalhadoras rurais. "Queremos fechar mais convenções na área da lavoura branca. Além disso, cobraremos sempre do setor patronal o cumprimento das cláusulas negociadas", explica o dirigente.
A Fetaeg, em parceria com os STTRs, está elaborando uma cartilha com informações sobre CCT da lavoura branca. A publicação será distribuída aos trabalhadores e trabalhadoras rurais.
Com informações da Fetaeg FONTE: Andréa Póvoas, Agência Contag de Notícias