"Eu quero agradecer a cada companheiro e companheira que veio à Brasília discutir os problemas da agricultura familiar e dizer que foi muito importante estarmos unidos nesse momento, porque a Contag somos todos nós se não fosse cada trabalhador estar aqui a gente não teria esse resultado positivo que nós tivemos", discursou emocionada a secretária de Políticas Sociais da Contag, Alessandra Lunas, nesta quarta-feira no encerramento das atividades do Grito da Terra Brasil 2007 na Esplanada dos Ministérios em Brasília. Depois do resultado do GTB, os dois mil trabalhadores e trabalhadoras rurais que vieram à capital iniciaram a volta aos seus estados.
O vice-presidente da Fetape, Doriel Barros,disse que o resultado das negociações foi muito positivo e que só aconteceu porque o movimento sindical pressionou o governo. "Nesse grito conseguimos ser recebidos por vários ministros e foi importante, pois o governo assumiu diretamente o compromisso de implementar políticas públicas de qualidade". Para a categoria, os encaminhamentos finais das negociações foram muito positivos.
"Este ano o grito foi muito importante porque questões centrais da nossa pauta foram atendidas, como a diminuição dos juros do Pronaf. A partir do processo de negociação conseguimos os R$ 12 bilhões e o tema da liberação dos recursos para a previdência avançou significativamente", avaliou a coordenadora da Comissão Nacionalde Mulheres da Contag e vice-presidente da CUT, Carmen Foro. Ela ressaltou ainda que a participação feminina nas negociações e na manifestação foi muito expressiva. "Estivemos presentes no I Festival Nacional da Juventude Rural, aqui no Grito da Terra e daqui a 90 dias seremos muitas realizando a Marcha das Margaridas", declarou.
Sobre a manifestação de hoje que teve a participação de vários movimentos sociais, inclusive da CUT, Carmen ressaltou que a união dos trabalhadores e trabalhadoras mostra ao governo a disposição de luta da classe. "Por isso temos que comemorar os atos que fazemos com diferentes organizações. Lutamos por questões importantes que são capazes de nos unir e nos trazer para a rua", destacou.
Fonte: Emmanuelle Nunes
Agência Contag de Notícias