Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
1º DE MAIO
Trabalhadores e trabalhadoras celebram o dia de lutas em todo o Brasil
WhatsApp

01 de Maio de 2016


Verônica Tozzi
TEMAS RELACIONADOS:
1º de maio

O Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, celebrado no 1º de Maio no Brasil e em vários países, é uma data importante para reafirmar a luta da classe trabalhadora pela manutenção das conquistas e por mais direitos. Nesse ano, em especial, os trabalhadores e trabalhadoras brasileiros(as) também foram às ruas para somar forças e denunciar o golpe, lutar pela democracia e dizer não ao retrocesso.

Em todas as capitais e em centenas de municípios foram realizadas ações, como viradas culturais, marchas, debates, atos políticos, entre outros. Em Brasília, onde a CONTAG esteve presente, a Virada Cultural, realizada no sábado (30), reuniu as famílias, juventude, artistas e militantes. Já no domingo, milhares de trabalhadores e trabalhadoras participaram do ato político, com apresentações culturais, no estacionamento da Torre de TV, na região central de Brasília.

Centenas de trabalhadores e trabalhadoras rurais de acampamentos e projetos de assentamento do Distrito Federal e entorno, coordenados pela FETADFE, fortaleceram a representação da CONTAG no ato, com a presença de dirigentes, assessores(as) e funcionários(as). Dois dirigentes da Confederação, Alessandra Lunas e Willian Clementino representaram a entidade com falas fortes e mobilizadoras.

A secretária de Mulheres da CONTAG e coordenadora da Marcha das Margaridas, Alessandra Lunas, reforçou que todos e todas precisam ficar mobilizados para enfrentar os próximos desafios. “Temos muitas tarefas para os próximos dias. Devemos ficar alertas para essa ‘Ponte para o Futuro’, projeto político do PMDB, que também podemos chamar de ‘Ponte para o Abismo’ ou ‘Pinguela para o Passado’, que prega o retrocesso nos direitos sociais e trabalhistas. Somos contra eleições diretas nesse momento, pois somos contra o golpe”, defende a dirigente.



O vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Willian Clementino, destacou a importância desse dia de lutas para os trabalhadores e trabalhadoras brasileiras(os). “Não queremos retroceder nas conquistas trabalhistas e na reforma agrária com esse governo golpista que apresenta como projeto político essa ‘Ponte para a desgraça’. Esse é um momento de luta e nós, trabalhadores e trabalhadoras, já estamos e vamos permanecer nas ruas e vamos ocupar também as estradas para enfrentar o latifúndio e essa polícia burguesa. Nós contaguianos não reconhecemos esse governo golpista. Vamos continuar mobilizados e em luta. Reforma Agrária Já! Reforma Urbana Já!”, ressalta Clementino.



O ato em Brasília também contou com a presença da senadora Fátima Bezerra (PT-RN), da deputada federal Erika Kokay (PT-DF), do ex-ministro Gilberto Carvalho, de representantes dos partidos PT, PSOL, PCdoB e PCO, da CUT, CTB, da Via Campesina, entre outras organizações ligadas à Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo.

A deputada Erika Kokay fez um discurso forte e carregado de emoção. A parlamentar lembrou o início das lutas da classe trabalhadora, como a que ocorreu em Chicago, nos Estados Unidos. “Essa luta continua atual. Cada direito conquistado foi resultado de muita luta e esses direitos devem ser preservados. E a mãe de todos eles chama-se Democracia. O golpe está desnudo e mostrou a sua face no dia 17 de abril. A manutenção do deputado Eduardo Cunha na Câmara e na presidência da Casa é fruto de um acordo de golpe contra a presidenta Dilma. Está claro esse acordo das trevas. Estamos em defesa do que o País conquistou ao longo dos anos que são os nossos direitos.” FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico