A fim de estabelecer um diálogo permanente com o setor econômico que mais emprega mão-de-obra na região, em ação inédita, foi criada uma Comissão Paritária na região do Vale do São Francisco. A Comissão é formada pelos representantes dos trabalhadores rurais assalariados e representantes do setor da fruticultura irrigada e foi constituída em Petrolina no último dia 13 de abril.
A composição da comissão ficou assim estabelecida: representação profissional da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Bahia (Fetag-BA), Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Petrolina/PE, Belém de São Francisco/PE, Juazeiro/BA, Casa Nova/BA e Sento Sé/BA, e patronal pela Valexport. O principal objetivo do colegiado é solucionar os problemas na relação capital X trabalho, bem como resolver conflitos referentes às questões trabalhistas que envolvem o cotidiano dos trabalhadores e trabalhadoras do campo na região.
Distância mínima dos bebedouros, contratos de safra, consulta médica e alimentação do trabalhador e da trabalhadora rural no local de trabalho são pontos de pauta confirmados para o próximo encontro da Comissão. Ficou decidido que ela se encontrará a cada dois meses, com a próxima agenda já definida para junho e julho devido ao período de contratação e início da safra. Já na primeira reunião houve consenso de que a comissão é a primeira instância de resolução desses conflitos. FONTE: Comunicação da Fetape