Brasília está sendo impactada com a presença de mais de 3 mil trabalhadores(as) rurais de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul,que desde que o sol raiou na capital federal trazem na garganta reivindicações do 21º GRITO DA TERRA BRASIL.
O Ato que agora a tarde se concentra em frente ao Ministério de Trabalho e Emprego (MTE) e que pela manhã já pressionou o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), já colheu alguns resultados positivos.
MDA
O ministro do MDA, Patrus Anaias, que na audiência anterior não havia atendido de forma satisfatória a Comissão de Negociação do GTB, hoje (20) fez questão de logo após uma nova audiência com o secretário de Política Agrária da CONTAG, Zenildo Xavier, o secretário de Formação e Organização Sindical, Juraci Sousa, dirigentes sindicais de todo o país e assessores/as do MSTTR, fechou compromisso com a Reforma Agrária, reafirmando que até o final do governo Dilma Rousseff, as 120 mil famílias que estão debaixo da lona serão assentadas em todo o Brasil. O ministro ainda assumiu compromissos específico com Minas Gerais. “Confirmamos aqui que desceremos até o estado de Minas com uma equipe do INCRA para averiguar os problemas que têm atrapalhado o acesso dos agricultores /as a terra”, destacou o ministro.
MTE
Vale destacar que o MDA não sinalizou resposta concreta em relação ao Crédito Fundiário.
No Ministério de Trabalho e Emprego (MTE), a CONTAG denuncia os processos de registros sindicais que estão parados dentro do Ministério. “Muitos registros têm mais de 10 anos parados dentro do MTE. Precisamos do nosso registro”, denunciou o secretário de Formação e Organização Sindical.
REFORMA POLÍTICA JÁ!
Além dos protestos em frente ao MDA e MTE, os manifestantes também apoiaram outros movimentos sociais do campo e dos estudantes pela Reforma Política no Brasil.
Em Brasília-DF e em todo o país estão acontecendo atos de pressão para que o Executivo, Legislativo e Judiciário atenta de forma satisfatória a pauta de reivindicações do 21º Grito da Terra Brasil. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG- Barack Fernandes