Um auditório lotado com trabalhadores rurais recebeu ao boas vindas da direção da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul hoje (1°) cedo para a abertura do 21º Grito da Terra Brasil Estadual.
O presidente Carlos Joel da Silva deu palavras de ordem, destacou que muitos agricultores estavam pela primeira vez na sede da entidade e desejou um bom dia de trabalho a todos. Antes das 7h, mais de dois mil trabalhadores rurais já estão mobilizados na frente da sede da Rua Santo Antônio, em Porto Alegre – como os ônibus continuam chegando, a expectativa é da participação de três mil pessoas.
Às 7h30min, organizado em alas que representam a história do movimento sindical, os agricultores levam o fruto de seu trabalho, enquanto outros desfilam as causas de jovens, mulheres, aposentados e assalariados rurais, bem como bandeiras de luta entre elas preços mínimos, habitação, crédito fundiário, saúde, infraestrutura, programas de apoio à agricultura familiar, etc, e partem em direção ao Mercado Público.
Lá, outro grupo de agricultores e assessoria da casa apresentam produtos da agricultura familiar com comparativos dos preços pagos aos produtores e do valor desembolsado pelo consumidor, com distribuição de material informativo à população – uma equipe permanece durante toda o dia no local.
Os trabalhadores seguem em caminhada com paradas estratégicas e, por volta das 15h, posicionam-se em frente ao Palácio Piratini. Em 12 de maio, a FETAG-RS entregou pauta de reivindicações ao governador Sartori e aguarda hoje à tarde as respostas. FONTE: Assessoria de Comunicação FETAG-RS - Izabel Rachelle