Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
21º GRITO DA TERRA BRASIL
Homenagem justa e digna para o Grito da Terra Brasil no Senado
WhatsApp

22 de Maio de 2015

TEMAS RELACIONADOS:
21º grito da terra brasil

“Mais do que homenagear os grandes companheiros/as, nós vamos comemorar as conquistas que já tivemos “, destacou o requerente da Sessão solene, senador Donizete Nogueira do Tocantins. A emocionante frase, foi a forma encontrada pelo senador para expressar a sua gratidão por cada trabalhador e trabalhadora rural que nesses 21 anos estiveram presentes no Grito da Terra Brasil rumo as conquistas de mais de 80% das políticas públicas hoje presentes no meio rural brasileiro e que só lá estão devido a luta incansável de gente simples, forte e batalhadora que todos os anos fazem manifestações estratégicas do Grito da Terra Brasil.

E reconhecendo o esforço incansável da CONTAG, Federações e sindicatos filiados para realizar o GTB, expressou! “Eu sei que o que sustenta um evento de 21 anos são as pessoas apaixonadas, a superação de obstáculos e nunca desistir. Quando a gente é apaixonado/a pela luta e indignado com as injustiças nós seguimos em frente. Quem entra na luta não se governa”, ressaltou o requerente da sessão, senador Donizete Nogueira , enaltecendo perseverança de todos e todas que fazem o Movimento Sindical dos Trabalhadores/as Rurais (MSTTR).

Convidado também para compor a mesa, o poeta e militante das causas campesinas, Pedro Tierre, resgatou a luta de vários protagonistas da militância do campo brasileiro, como os presidentes da CONTAG, Urbano Santos, Zé Francisco da Silva, Manoel Santos, padre Josimo, a líder sindical Margarida Alves, assassinada por jagunços na Paraíba, entre outros/as.

Pedro Tierre fez uma convocação aos presentes. “ Não parem de gritar, de realizar o GRITO DA TERRA BRASIL, pois esta ação tem inúmeros benefícios para o povo brasileiro”, destacou.

E continuou... “Esse país tem uma dívida histórica e cultural com seus trabalhadores/as. Somos trabalhadores/as presentes”. Senador Hélio José do Distrito Federal , trouxe palavras de apoio ao MSTTR. “O GTB inspira-nos a sonhar por um Brasil novo, que reconheça a importância da agricultura familiar”.

O Deputado Federal pelo PT Maranhão, Zé Carlos, também trouxe palavras de reconhecimento da importância da Ação de massa estratégica do MSTTR. “Quero dizer ao povo brasileiro que apoio incondicionalmente as reivindicações dos trabalhadores/as rurais. Cuidar bem do homens e mulheres do campo, é cuidar de todos/as nós, pois sem eles/as, a cidade não almoça e não janta. Que o Senado e Câmara seja um permanente espaço para ecoar o GRITO do campo”.

MSTTR agradece ao Sendado pela justa homenagem

Depois das várias homenagens prestadas, o presidente Alberto Broch, iniciou sua fala pontuando a presença do presidente da CONTAG, Urbano Santos, se referindo a Urbano, como protagonista do 1º Grito da Terra em 1995. Destacou com orgulho a força do MSTTR, com seus mais de 4 mil sindicatos ligados a CONTAG, os cerca de 30 milhões de Agricultores/as Familiares que são a razão maior da luta sindical. Reconheceu apoio de todos os Movimentos Sociais que ao longos dos 21 Gritos da Terra, estiveram unificando suas pautas com a CONTAG, na busca por justiça, desenvolvimento e um sol que brilhe para aqueles/as que são ignorados pela sociedade brasileira.

Seguiu destacando firmemente os resultados do Grito da Terra Brasil “ Mais de 80% das Política Públicas conquistadas para o meio rural , vieram do Grito da Terra. Um Grito que resulta de uma pauta conjunta desde os municípios, Estados e em nível Nacional, sempre respeitando as diversidades regionais , conjunturais e políticas do país. Só então é aprovada no Conselho da CONTAG e entregue a presidenta da República”, revelou o presidente da CONTAG, Alberto Broch.

E completou. “Parabéns ao Senado pela justa homenagem. O Grito da Terra Brasil é um lugar onde fazemos as denúncias das injustiças que se passam no interior do país e que muitas vezes a sociedade não fica sabendo. Nosso GTB a cada ano se moderniza e se renova. Não conheço outra organização que faça uma ação de massa como as nossas. Viva o Grito da Terra Brasil, viva a CONTAG, viva os Trabalhadores/as rurais!” , encerrou emocionado sua fala o presidente da CONTAG, Alberto Broch.

Seguindo no mesmo tom da militância do MSTTR, a secretária Geral da CONTAG, Dorenice Flor, destacou. "Com muita alegria nós recebemos essa homenagem, pois somo nós que alimentamos a mesa dos brasileiros/as. Precisamos ser valorizados/as! Que o Governo e Congresso nos ajude a construir políticas públicas para o Campo, Floresta e Águas".

O vice presidente e secretário de Relações Internacionais, encerrou as falas da CONTAG, reivindicando. "Precisamos alacançar a Reforma Política, Reforma Agrária, Educação de qualidade e fortalecermos o que já conquistamos como o Crédito Fundiário e PRONAF", pontuou William. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG- Barack Fernandes



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico