Dirigentes sindicais, representando as três regiões do estado, decidiram, em consenso, compor chapa única para a próxima diretoria da Fetape. A resolução ocorreu durante um Seminário, ontem, 16, no Centro Social Euclides Nascimento, em Carpina. O grupo escolhido será legitimado na eleição, que vai acontecer no último dia do 9º Congresso Estadual dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais, que será realizado de 31 de julho a 02 de agosto, no município de Gravatá, onde votarão mais de mil trabalhadores/as rurais.
O presidente da Fetape, Doriel Barros, vê essa decisão como uma grande demonstração de entendimento e de responsabilidade do conjunto do Movimento Sindical. “Estou muito feliz com o resultado. Fizemos a chapa que era possível ser feita, garantindo a presença de todos os polos sindicais. Ela será eleita durante o nosso Congresso, e fará um importante trabalho para consolidar, cada vez mais, um campo com gente feliz”.
Ainda, de acordo com Doriel, a Fetape vem construindo um processo de unidade com todos os Polos Sindicais, de maneira democrática e participativa. Para ele, isso só reforça a luta política da Federação, a força da unidade e a certeza de que a Fetape vai continuar sendo essa referência de luta junto aos trabalhadores e às trabalhadoras rurais de Pernambuco.
Na avaliação do secretário de Finanças e Administração da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Aristides Santos, está comprovado pela própria história que, quanto mais unitárias são as chapas, em todas as instâncias do Movimento Sindical Rural, a luta, a força daquela direção e sua representatividade para enfrentar os desafios, que são inerentes do mandato, têm muito mais probabilidade de conquistar resultados importantes para a categoria.
Desde o 7º CETTR, em 2006, que os dirigentes sindicais vêm construindo o consenso em torno de uma única chapa. Fato que se repetiu em 2010, durante o 8º Congresso. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAPE