A violência contra trabalhadoras rurais é tema de uma mobilização nacional lançada ontem (27) na V Feira da Agricultura Familiar, que ocorre no Rio de Janeiro até domingo (30). A Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Campo e da Floresta, coordenada pelo governo federal, dará visibilidade a um problema enfrentado por muitas trabalhadoras rurais e também debaterá sobre formas de combate e prevenção.Com o slogan "Mulheres Donas da Própria Vida - Viver Sem Violência é um Direito das Mulheres do Campo e da Floresta", a campanha é resultado das atividades do Fórum Nacional Permanente de Elaboração de Políticas de Enfrentamento à Violência contra Mulheres do Campo e da Floresta, instituído após reivindicações da Marcha das Margaridas de 2007. A coordenadora da Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag e vice-presidente da CUT, Carmen Foro, afirma que a campanha é importante para a luta das mulheres que vivem no campo e na floresta, especialmente por elas terem sido historicamente excluídas do acesso a políticas públicas. "Lançar uma campanha que tem uma cara específica para as trabalhadoras rurais para nós é fundamental".A dirigente sindical afirmou que a meta agora é levar a campanha para estados e municípios. Espera-se que os governos regionais assumam o debate da violência contra as trabalhadoras rurais. Além disso, Carmen Foro explica que o objetivo é também envolver toda a sociedade nesse debate. "A campanha foi elaborada com a nossa participação, e, por isso, as mulheres assumirão o protagonismo dessa campanha, para colocá-la na rua com muita força", enfatizou a dirigente.O lançamento da campanha teve a presença da ministra da Casa Civil, Dilma Roussef; da ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire; do ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel; e do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. Durante o lançamento no estande do MDA, trabalhadoras rurais, quebradeiras de coco, quilombolas, extrativistas da Amazônia e camponesas - todas público-alvo da campanha - acompanharam a exibição de um filme institucional e de um spot radiofônico. FONTE: Ciléia Pontes, com informações do MDA