As trabalhadoras rurais do Rio Grande do Norte participam até esta sexta-feira da Plenária Estadual de Mulheres da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do estado (Fetarn). Cerca de 120 mulheres participam do evento e discutem propostas para serem debatidas na Plenária Nacional das Trabalhadoras Rurais e 10º Congresso da Contag, que ocorrerá no período de 10 a 14 de março de 2009.
Políticas públicas para as mulheres do campo e maior participação política das mulheres foram os temas da pauta desta quinta-feira (23). Entre as políticas públicas consideradas fundamentais para as mulheres, o acesso ao crédito e o combate à violência contra trabalhadoras rurais foram os assuntos que tiveram destaque na manhã de ontem. À tarde, as discussões foram voltadas para o tema da campanha "Mulher: Participação, Poder e Democracia".
Hoje, segundo a coordenadora estadual de mulheres trabalhadoras rurais da Fetarn, Elizabeth Fernandes, as mulheres discutem o documento-base da Plenária Nacional. "Todos os temas que discutirmos quinta e sexta servirão de subsídios para a discussão das propostas que vamos levar para o 10º Congresso", disse.
Plenárias - Desde o início de outubro, vários estados têm promovido plenárias estaduais de trabalhadoras rurais. Estes encontros são uma preparação para a Plenária Nacional, que ocorre de 10 a 13 de novembro. A coordenadora Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag, Carmen Foro, participou do evento da Fetarn.
Segundo Carmen Foro, a preparação das trabalhadoras rurais em todo País é importante para enriquecer o debate no 10º Congresso. "As plenárias estaduais são o momento de as trabalhadoras rurais nivelarem os debates. Com certeza, elas levarão contribuições riquíssimas para o documento-base do Congresso da Contag, que começará a ser discutido em todo País a partir de 1º de novembro", informa. FONTE: Ciléia Pontes, Agência Contag de Notícias