Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PERNAMBUCO
Terceira idade e idosos/as rurais pelo acesso às políticas públicas nos municípios
WhatsApp

19 de Julho de 2013

TEMAS RELACIONADOS:
pernambuco

O Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais reconhece que o acesso às políticas públicas e aos programas que compõem a Política Nacional da Pessoa Idosa deve ser garantido pelos municípios. No entanto, na maioria dos casos, a implementação ainda não aconteceu e boa parte dos gestores municipais não têm conhecimento das ações do Governo Federal. Preocupados com essa realidade, a Coordenação da Terceira Idade da Fetape e a Secretaria dos Trabalhadores/as Rurais da Terceira Idade da Contag realizaram ontem (18) e na última quarta-feira, dois Seminários dos Trabalhadores/as Rurais da Terceira Idade e Idosos/as. As atividades ocorreram em Carpina, na Mata Norte, e em Palmares, na Mata Sul.

O objetivo principal dos encontros é apresentar as ações da Política Nacional voltadas para o segmento e criar estratégias de acesso desse público, nos municípios. De acordo com o coordenador da Terceira Idade da Fetape, José Rodrigues, essas atividades irão acontecer em todo o estado para que os/as trabalhadores/as rurais possam conhecer os seus direitos.

“Nós queremos que os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais também possam realizar o mesmo debate em seus municípios, para que haja uma mobilização maior nas bases. Os sindicatos precisam garantir, efetivamente, que essas políticas cheguem para os idosos e idosas rurais”, explica.

Durante o Seminário, foi entregue aos/às participantes a Revista da Terceira Idade, produzida pela Contag, que fala, dentre outras assuntos, sobre as Políticas Aliadas da Terceira Idade do Governo Federal, como o “Olhar Brasil”, que tem o intuito de viabilizar à população de baixa renda consulta oftalmológica, bem como aquisição de óculos, proporcionando a inclusão social de pessoas com problemas visuais.

Em nível nacional, a secretária dos Trabalhadores/as da Terceira Idade da Contag, Lúcia Moura, identifica que o principal desafio para que sejam implementadas as políticas públicas voltadas para esse segmento está nas prefeituras. “Hoje, quem faz esse diálogo nas comunidades e nos municípios é o Movimento Sindical Rural. Enquanto os gestores municipais não assumirem também o seu papel nesse processo, fica difícil que essas ações aconteçam. Eles ainda não dão a importância devida”, conclui.

Na cidade de Limoeiro, localizada na região Agreste Setentrional, o trabalho com os/as idosos/as e idosas rurais tem sido valorizado. Para a secretária de Organização e Formação do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do municipio, Marina Rocha, é importante o resgate e a valorização da terceira idade no Movimento Sindical Rural por meios desses encontros. Ela garante que no seu município esse trabalho já vem sendo feito. “Nós entendemos que o idoso e a idosa fazem parte da história do Movimento Sindical e não podem ser esquecidos, por isso, nós temos algumas ações voltadas para esse público, como atividades físicas e passeios. Também nós recebemos um apoio muito grande da prefeitura local”, completa.

Ao final de cada Seminário, os/as dirigentes sindicais se comprometeram que irão definir uma agenda, ainda para este ano, com objetivo de estimular a divulgação e o acesso às ações da Política Nacional da Pessoa Idosa. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAPE



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico