As lutas por mais acesso às políticas sociais no movimento sindical do campo movimentaram a agenda de 2008. Os trabalhadores e trabalhadoras rurais protagonizaram grandes debates e colheram muitas conquistas ao longo deste período. Algumas delas foram a forte atuação da Contag no Conselho Nacional de Saúde e a luta pela criação da Política Nacional de Saúde do Campo e da Floresta, em parceria com o Projeto Saúde e Gênero.
Na área da previdência, a secretária de Políticas Sociais da Contag, Alessandra Lunas, também destaca vários pontos. "Além da ótima atuação dos estados por atendimento diferenciado e de qualidade, acho que demos outros passos bastante importantes como a votação do Projeto de Lei da Previdência, os agendamentos eletrônico e em bloco dos beneficiários. Houve ainda o cadastramento nacional dos segurados especiais".
Já o segmento da terceira idade realizou o Encontro Nacional da Terceira Idade e inúmeros debates e oficinas de capacitação. Outro destaque foi o lançamento da campanha do crédito consignado, que orienta o segmento contra golpes de empresas financeiras.
No campo da proteção infanto-juvenil, o movimento sindical do campo fechou parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e avançou na defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Em relação à educação, a criação da licenciatura do campo e da Comissão Nacional de Educação do Campo no Ministério da Educação abriu portas para novos caminhos.
"Todos esses avanços são fruto não apenas do empenho em 2008, mas de todo um planejamento de mandato de quatro anos. Apesar da realização do Congresso da Contag, em março, muitas ações estarão em andamento, e na área de políticas sociais não será diferente", finaliza. FONTE: Danielle Santos, Agência Contag de Notícias