Em 2008, a área de política agrícola teve grandes avanços na renegociação das dívidas agrícolas e uma maior inclusão da agricultura familiar no Programa Nacional de Biodiesel. O secretário de Política Agrícola, Antoninho Rovaris, comemorou esses fatos e citou outras conquistas.
"Tivemos novidade com a simplificação do Pronaf, que trouxe juros mais baixos, créditos ampliados e acabou com os grupos "C", "D" e "E", transformando-os em uma única categoria: a Agricultura Familiar. Também conquistamos o programa Mais Alimentos dentro do Plano Safra e a inauguração de três fábricas da Petrobras pelo Programa Nacional de Biodiesel", explica o dirigente.
O dirigente também destacou outros assuntos que repercutiram em 2008 e continuam em pauta neste ano. Entre eles, o lançamento do Programa Nacional de Habitação do Campo, reivindicado no Grito da Terra. Destacam-se ainda o crescimento do Sistema de Organização da Produção (Siscoop) e a constante busca por melhores preços no mercado. "Fazemos um balanço altamente positivo, porém, sabemos que ainda não atingimos tudo aquilo que precisamos. Preparamo-nos para buscar a partir de 2009 as condições ideais para que os agricultores e assentados da reforma agrária tenham uma vida melhor no campo", conclui Rovaris. FONTE: Danielle Santos, Agência Contag de Notícias