A Fetape realiza, durante as duas primeiras semanas de maio, sob a coordenação de sua Presidência e das Diretorias de Finanças e Administração e de Formação e Organização Sindical, as Oficinas "Sustentar em Pernambuco – Ações Integradas que fortalecem a base do Movimento Sindical Rural". Três Polos Sindicais farão parte desse projeto-piloto, que pretende ser apenas uma semente, fazendo brotar experiências que serão multiplicadas, posteriormente, nos demais Polos Sindicais. A primeira atividade acontecerá nos dias 2 e 3, no Agreste Meridional, em Garanhuns.
A ação, que pretende contribuir para o fortalecimento da sustentabilidade político-financeira e da visibilidade do Movimento Sindical Rural em Pernambuco, também acontecerá na Mata Sul, no município de Ribeirão, nos dias 4 e 5, e no Sertão do Pajeú, em Tabira, dias 9 e 10. Na pauta, além de ser abordada a proposta do Plano Sustentar, desenvolvida pela Contag, mostrando como essa ideia dialoga com a realidade de Pernambuco, ainda haverá trabalhos para o aprofundamento da Política de Comunicação da Fetape; construção coletiva da Campanha de Sindicalização; e debate sobre como serão desenvolvidos os Mutirões Sindicais.
As oficinas também serão um espaço estratégico para a formação da Rede de Comunicadores do MSTTR, que nasce com a responsabilidade de fazer ecoar as lutas e conquistas do Movimento Sindical Rural. Para isso, a Rede de Educadores Populares da Enfoc foi convidada a dar a sua contribuição, por meio de suas experiências.
“É fundamental para o Movimento Sindical Rural ampliar o seu leque de possibilidades sobre como potencializar sua sustentabilidade. O nosso trabalho de luta pelos direitos de homens e mulheres do campo tende a se fortalecer, quanto maior for a nossa autonomia. Por isso, precisamos da nossa gente conhecendo o Movimento, reconhecendo o seu valor social e se sindicalizando", afirma o presidente da Fetape, Doriel Barros.
A diretoria de Finanças e Administração da Fetape, Cícera Nunes, espera que com esses primeiros encontros possa haver um aumento na adesão dos Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais no Plano Sustentar. “O foco é ampliar o nosso poder de mobilização e articulação junto ao trabalhador e à trabalhadora rural que estão nos sítios, nas bases”, analisa. Ela lembra que campanhas realizadas no ano passado conseguiram atrair cerca de 10 mil novos sócios para os Sindicatos, em todo o estado.
Na opinião do diretor de Organização e Formação da Fetape, Adelson Freitas, o Plano Sustentar em Pernambuco vem para fortalecer um conjunto de iniciativas que contribuem para aproximar o Movimento Sindical das bases, a exemplo dos mutirões sindicais, que é uma proposição da Fetape junto com a Rede de Educadores e Educadoras Populares. "Isso para que associados e associadas que estão distantes da vida sindical possam se reaproximar, bem como identificar quem são os trabalhadores e trabalhadoras rurais que ainda não são sócios e promover a associação". FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAPE