Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PERNAMBUCO
Sustentar em Pernambuco - Ações Integradas que fortalecem a base do Movimento Sindical Rural
WhatsApp

02 de Maio de 2016



TEMAS RELACIONADOS:
pernambuco

A Fetape realiza, durante as duas primeiras semanas de maio, sob a coordenação de sua Presidência e das Diretorias de Finanças e Administração e de Formação e Organização Sindical, as Oficinas "Sustentar em Pernambuco – Ações Integradas que fortalecem a base do Movimento Sindical Rural". Três Polos Sindicais farão parte desse projeto-piloto, que pretende ser apenas uma semente, fazendo brotar experiências que serão multiplicadas, posteriormente, nos demais Polos Sindicais. A primeira atividade acontecerá nos dias 2 e 3, no Agreste Meridional, em Garanhuns.

A ação, que pretende contribuir para o fortalecimento da sustentabilidade político-financeira e da visibilidade do Movimento Sindical Rural em Pernambuco, também acontecerá na Mata Sul, no município de Ribeirão, nos dias 4 e 5, e no Sertão do Pajeú, em Tabira, dias 9 e 10. Na pauta, além de ser abordada a proposta do Plano Sustentar, desenvolvida pela Contag, mostrando como essa ideia dialoga com a realidade de Pernambuco, ainda haverá trabalhos para o aprofundamento da Política de Comunicação da Fetape; construção coletiva da Campanha de Sindicalização; e debate sobre como serão desenvolvidos os Mutirões Sindicais.

As oficinas também serão um espaço estratégico para a formação da Rede de Comunicadores do MSTTR, que nasce com a responsabilidade de fazer ecoar as lutas e conquistas do Movimento Sindical Rural. Para isso, a Rede de Educadores Populares da Enfoc foi convidada a dar a sua contribuição, por meio de suas experiências.

“É fundamental para o Movimento Sindical Rural ampliar o seu leque de possibilidades sobre como potencializar sua sustentabilidade. O nosso trabalho de luta pelos direitos de homens e mulheres do campo tende a se fortalecer, quanto maior for a nossa autonomia. Por isso, precisamos da nossa gente conhecendo o Movimento, reconhecendo o seu valor social e se sindicalizando", afirma o presidente da Fetape, Doriel Barros.

A diretoria de Finanças e Administração da Fetape, Cícera Nunes, espera que com esses primeiros encontros possa haver um aumento na adesão dos Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais no Plano Sustentar. “O foco é ampliar o nosso poder de mobilização e articulação junto ao trabalhador e à trabalhadora rural que estão nos sítios, nas bases”, analisa. Ela lembra que campanhas realizadas no ano passado conseguiram atrair cerca de 10 mil novos sócios para os Sindicatos, em todo o estado.

Na opinião do diretor de Organização e Formação da Fetape, Adelson Freitas, o Plano Sustentar em Pernambuco vem para fortalecer um conjunto de iniciativas que contribuem para aproximar o Movimento Sindical das bases, a exemplo dos mutirões sindicais, que é uma proposição da Fetape junto com a Rede de Educadores e Educadoras Populares. "Isso para que associados e associadas que estão distantes da vida sindical possam se reaproximar, bem como identificar quem são os trabalhadores e trabalhadoras rurais que ainda não são sócios e promover a associação". FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAPE



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico