O desenvolvimento sustentável é um dos temas mais importantes da atualidade. À medida que a população mundial cresce, aumentam também as demandas por água, energia, alimentação, moradia, educação, lazer... Como garantir a distribuição justa de recursos e qualidade de vida para todas as pessoas?
Os agricultores e agricultoras familiares têm papel fundamental para o crescimento e desenvolvimento sustentável no mundo, pois garantem não apenas a produção de alimentos mas também contribuem para a preservação do meio ambiente, de culturas e tradições e para o crescimento econômico inclusivo.
Por isso, a CONTAG participou na manhã de hoje (05) do Seminário do Grande Impulso Ambiental (Big Push) para a Sustentabilidade, realizado no auditório Petrônio Portella, no Senado Federal. Cerca de 300 pessoas estavam presentes para debater reformas estruturais para o crescimento verde, a Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, novos modelos de geração de energia e diversos temas relacionados.
A secretária de Jovens, Mônica Bufon Augusto, e o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Broch, participaram do seminário. Esse tema é de grande importância para a juventude rural, porque somos o presente e o futuro da agricultura familiar. Acreditamos que realizar uma ampla reforma agrária e garantir assistência técnica e tecnologia para a produção de alimentos saudáveis são fundamentais para que realmente haja desenvolvimento sustentável. Além disso, educação pública, gratuita, de qualidade, que respeite as realidades culturais do campo, floresta e águas também contribui para a um relacionamento mais profundo e saudável com o meio ambiente, afirma Mônica Bufon.
Para Alberto Broch, "Iniciativas como essa do senador Jaques Wagner e do presidente da Comissão do Meio Ambiente, Fabiano Contarato, de fazer um grande seminário com vários especialistas com o tema da soberania, da sustentabilidade e a discussão de um novo um novo paradigma para a economia, que tenha na sua visão a ideia da inclusão social e no seu debate a agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aprovados pelas Nações Unidas tem um diferencial do atual momento politico e econômico do Brasil. Dessa maneira, todas essas iniciativas são importantes e o que é necessário é que esse debate, a partir do Congresso Nacional, possa se impor nas votações e no debate político com agenda neoliberal do atual governo federal." FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto