Agricultores familiares dos municípios de Contenda e da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba (PR), querem impedir que suas terras e outros bens sejam arrematados no leilão que acontece nesta terça-feira (15), na Lapa.
Um grupo de cerca de 60 agricultores fará um ato de protesto em frente ao Clube Recreativo Sete de Setembro, onde será realizado o leilão, a partir das 14h. Eles correm o risco de perder suas propriedades devido a dívidas contraídas a partir de 1994.
A Justiça colocou em leilão cerca de 20 áreas rurais de tradicionais produtores dos dois municípios. Além disso, também serão leiloados caminhões, tratores, máquinas e outros implementos agrícolas. Esse é o segundo leilão de bens do grupo realizado este ano. Em abril, os agricultores também se mobilizaram e conseguiram evitar que outro lote fosse arrematado.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) da Lapa, Benedito Roberto Pinto, a Medida Provisória (MP) 432 - publicada no último mês de maio e que institui regras para negociação das dívidas rurais - não contemplou o caso dos agricultores da Lapa e de Contenda.
Documento - Nesta segunda-feira (14) um comitê formado por representantes dos STTRs da Lapa, de Contenda e dos agricultores entregou um documento solicitando providências ao ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel. O ministro estava em Curitiba participando do lançamento estadual do Plano Safra 2008/2009. As reivindicações também foram repassadas ao deputado federal paranaense Assis Miguel do Couto.
"Nós estamos pedindo a repactuação das nossas dívidas com base em algumas regras da MP 432, o que já seria o suficiente para os agricultores terem condições de sanar seus débitos", afirma Benedito Roberto Pinto.
No final do mês de março, os produtores enviaram um ofício ao ministro da Agricultura Reinhold Stephanes explicando a situação e solicitando a renegociação das dívidas. Entretanto, não obtiveram retorno. Há anos o grupo vem buscando o apoio de outros parlamentares e de entidades representativas para tentar solucionar o problema.
Mais informações: Benedito Roberto Pinto (presidente do STR de Lapa): (41) 3622-3447/8853-1818