Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
3º FESTIVAL DA JUVENTUDE RURAL
Somos todos latinoamericanos: seminário internacional destaca a importância da integração para o fortalecimento da luta dos trabalhadores do nosso continente
WhatsApp

28 de Abril de 2015

TEMAS RELACIONADOS:
3º festival da juventude rural

Os desafios da juventude para a sucessão rural na Amêrica Latina: esse foi o tema do Seminário Internacional promovido hoje (28) no Festival e que levantou muitas questões para reflexões permanentes. A mesa contou com grandes nomes do estudo e da luta pelo desenvolvimento de políticas públicas para a Agricultura Familiar e Campesina no âmbito da América Latina e Mercosul. Todas as exposições reforçaram que os países latinoamericanos têm muito em comum, tanto no que diz respeito a problemas quanto a possíveis soluções.

Contribuíram para o debate o professor da Universidade de Formosa, na Argentina, Luis Caputo, o alto representante-geral do Mercosul, Doutor Antonio Rosinha, o representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic, a assessora de Juventude do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Luiza Dulci, a chefe de gabinete da Secretaria de Juventude da Presidência da República, Rafaela Rodrigues, e, representando a delegação internacional, Gabriela Zarate, da Unión Agrícola Nacional do Paraguai e Rodrigo Yañes, do Movimiento Unitario Campesino y Etnias de Chile (Mucech).

Todos os palestrantes apontaram, em suas falas, a necessidade de políticas de acesso a terra para garantir que os jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais não sejam expulsos do campo por falta de oportunidade para produzir. Outro desafio é o de integrar as lutas promovidas por toda a América Latina para fortalecer as demandas junto aos governos e a sociedade de cada país. Também foi destacado a urgência de construção de políticas públicas que promovam também a cultura, o esporte e o lazer nas áreas rurais, pois esses aspectos são fundamentais para a qualidade de vida de qualquer cidadão, além das necessidades básicas como educação, saúde, transporte nas áreas rurais de todos os países.

Houve ainda espaço para contribuições dos participantes do seminário. O cearense Manuel Sampaio chamou a atenção de todos para o fato de que a mobilização dos jovens existe, mas não existe a implementação efetiva das políticas construídas. “Como é que podemos avançar se a nossa participação só vai até o ponto da proposição e as ações não são realizadas porque o governo sempre fala que não tem dinheiro? Os recursos precisam aumentar e as políticas para os jovens devem ser permanentes, e não pontuais”, afirmou o jovem.

A equatoriana Maria Vitória também manifestou sua opinião: “Falar de juventude é também falar da preservação e consideração dos idiomas e culturas locais, que são tão diversos. Agradeço a oportunidade de estar neste Festival e vou levar de volta para o Equador muitas experiências e conhecimentos”, afirmou a jovem. O seminário terminou com uma grande roda, na qual os participantes deram-se as mãos e cantaram sua união e amor pela vida não apenas no campo, mas neste que pode ser um mundo muito mais solidário e justo. A América Latina pode, e deve, estar cada vez mais integrada.

FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico