Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
3º FESTIVAL DA JUVENTUDE RURAL
Juventude Rural Presente!
WhatsApp

30 de Abril de 2015

TEMAS RELACIONADOS:
3º festival da juventude rural

O 3º Festival da Juventude Rural encerrou de forma muito especial com a juventude na rua por terra, políticas públicas e sucessão rural no Brasil e na América Latina. Por Reforma Política Já!

Nos cartazes e na garganta as reivindicações dos 5 mil jovens que ocuparam a Esplanada do Ministérios para lembrar que é preciso de terra e território; trabalho descente; educação do campo como direito da juventude e dever do estado; fortalecimento da agricultura familiar e da agroecologia; entre outras políticas públicas para garantir que a juventude permaneça no campo brasileiro e da América Latina.

“O futuro do Brasil somos nós da agricultura familiar, pois é através das nossas mãos que a cidade se alimenta, por isso, lutamos pela estruturação do campo”, Luiz Costa, região Nordeste.

“ Precisamos de universidades, escolas públicas com ensino diferenciado que atenda os anseios dos/as jovens rurais”, Crisley Dalbernann, região da Sul.

“As políticas públicas não estão sendo aplicadas como deveriam. Aproveito para denunciar que ainda existe muito preconceito contra as mulheres, jovens ou até mesmo referente a orientação sexual”, Edilson Sousa, região Norte.

“Precisamos de acesso a terra, melhoria da educação, saúde, assistência técnica e social, fortalecimento do PRONAF Jovem, escolas agrícolas, entre outras bandeiras defendidas pela CONTAG”, Denise Almeida, região Sudeste.

“Precisamos de um olhar muito especial para os assalariados (as) rurais. Um olhar que nos tire do lugar de observadores/as e nos incomode a sentirmos a dor dos/as assalariados/as rurais”, Taisa Justiniano, região Centro-Oeste.

“Precisamos do apoio do governo no que se refere as políticas públicas que nos permitem permanecer no campo. Devemos nos unir nessa luta comum em toda a América Latina, pois compartilhamos das mesmas problemáticas” Gabriela Zarte, Paraguai.

Com pés firmes, grito na garganta e com suas bandeiras hasteadas, a juventude marchou por toda a Esplanada com paradas estratégicas no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento; Congresso Nacional e no Ministério da Educação.

Cada parada reservou momentos de uma ampla reflexão com a leitura de pontos da Carta Proposta da Juventude Rural. A caminhada encerrou com muita emoção, com a sensação de que o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) faz o caminho certo investindo em ações estratégicas, a exemplo do 3º Festival da Juventude Rural. “Nossa voz não será nunca silenciada, estaremos sempre gritando e mostrando ao poder público e para a sociedade o ideal de campo, Floresta e Águas que queremos. O nosso 3º Festival fica na história como um momento de fortalecimento e compromisso com a luta. Um grande abraço em todos/as e voltem na paz para seus munícipios”, Mazé Morais, secretária de Juventude Rural da CONTAG. FONTE: Assessoria Comunicação CONTAG- Barack Fernandes



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico