Atualizar o debate sobre o desenvolvimento do setor sucroalcooleiro em Pernambuco e apontar os principais impactos no mundo do trabalho e no meio ambiente. Com essa proposta a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras do estado de Pernambuco (Fetape) realiza amanhã (10) e quarta (11), em Carpina, o 8° Seminário de Reestruturação da Zona da Mata de Pernambuco.
O encontro também busca organizar propostas do conjunto das organizações, articulações e movimentos que estão atuando na Zona da Mata pernambucana, focando os programas governamentais, estaduais e federais, em desenvolvimento e outros ainda não iniciados, para a região.
O 8° Seminário de Reestruturação da Zona da Mata de Pernambuco é uma iniciativa da secretaria de Política Salarial da Fetape, em parceria com os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da região e entidades da sociedadde civil organizada: Articulação de Entidades da Zona da Mata/PE - AEZM, Centro Sabiá, FASE, Centro Josué de Castro, entre outras.
No primeiro dia de evento Jackeline Natal (DIEESE) falará sobre as perspectivas do setor com a retomada do Etanol e as consequências na Zona da Mata e haverá também um painel sobre o desenvolvimento do setor e os impactos no mundo do trabalho, com representantes do Ministério do Trabalho e Emprego e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico. No segundo dia, um outro painel discutirá o desafio da reforma agrária e o desenvolvimento sustentável na região. Encerrando as atividades, uma mesa redonda sobre o olhar dos atores sociais sobre o setor sucroalcooleiro e experiências alternativas na Zona da Mata.
Mais Informações
Maria do Carmo Andrade (Imprensa) - 96015050
Fonte: Assessoria de Comunicação da Fetape