Começou hoje a 42ª Sessão Nacional Brasileira da Reunião Especializada da Agricultura Familiar (REAF). Este é o momento de avaliar a atuação do Brasil no âmbito da REAF e discutir as próximas estratégias. A sessão se divide em dois momentos, sendo o primeiro a reunião da sociedade civil, que aconteceu na CONTAG durante todo o dia, e reuniu movimentos sociais e representantes de algumas Federações da CONTAG. Esta reunião contou também com a participação de jovens dirigentes que estão em Brasília fazendo o IV Curso de Jovens do Mercosul. Amanhã será realizada a etapa da reunião que envolve a parte do governo, na sede do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
A pauta desta sessão trabalha todos os informes e acontecimento ocorridos no Mercosul e dialogar sobre a agenda da comunidade de países latino-americano e caribenho para a agricultura familiar, além da agenda da REAF como um todo. Os avanços após primeira declaração da Comunidade dos Estados Latinoamericanos e Caribenhos (CELAC) para agricultura familiar, balanço sobre as ações do AIAF no âmbito dos Plano de Ação da CELAC e da REAF também constam na pauta.
A sessão dá continuidade a todos os Grupos de Trabalho, nos temas de Mudanças Climáticas, Políticas Fundiárias, Registros, Equidade de Gênero, Juventude e Facilitação de Comércio.
Sobre a REAF, William acrescentou “Este espaço de debate proporcionado pela REAF é muito bom, pois acrescenta muito aos movimentos participantes e também aos sujeitos que os representam”.
Após a reunião, os representantes participaram de uma atividade com os jovens do curso e os egressos da REAF, onde foi abordado o histórico do Brasil e da juventude brasileira na REAF e o trabalho que a Reunião realiza na luta das representações da agricultura familiar.
FONTE: Imprensa CONTAG - Gabriella Avila