Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
INSPEÇÃO SANITÁRIA
Seminários debatem a implantação do Suasa nos municípios
WhatsApp

18 de Julho de 2013


Tadeu da Silva
TEMAS RELACIONADOS:
inspeção sanitária

A CONTAG, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), em conjunto com o governo federal, especialmente os Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), iniciaram uma campanha nacional para incentivar a adesão de estados e municípios ao Sistema Brasileira de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).

Uma das vantagens da adesão é o credenciamento de estabelecimentos com serviços de inspeção municipal (SIM), possibilitando a comercialização dos produtos em todo o território nacional, além da possibilidade de vendê-los para o mercado institucional, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Com o objetivo de orientar e qualificar os gestores públicos municipais e agricultores quanto a essas questões, estão sendo realizados, de julho a setembro, seminários relativos à Inspeção Sanitária Municipal, que pretendem atingir 12 mil pessoas de todos os 5.568 municípios brasileiros.

O primeiro seminário ocorreu no dia 16 de julho, em Palmas (TO). O segundo em Vitória (ES), no auditório do Sebrae, nesta quarta-feira, 17, e contou com a presença do secretário de Política Agrária da CONTAG, Zenildo Pereira Xavier. O evento também contou a participação da secretária de Política Agrícola da FETAES, Jeane Tres Trevizani, de representantes dos STTRs filiados, do governo estadual, de secretários municipais de Agricultura e de prefeitos. Na ocasião, foram apresentadas experiências de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul relativas aos benefícios da inspeção sanitária na viabilidade da produção e comercialização da agricultura familiar nestas regiões. “Também foi debatida a questão do estímulo à agroindústria e da adesão dos municípios ao Suasa (Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária) para a agricultura familiar poder vender produtos, como ovos, leite, carne suína, dentre outros, para programas institucionais como o PNAE e PAA, que poderão garantir renda a essas famílias e produtos mais saudáveis para toda a população”, destacou Zenildo.

“Com o Suasa, o objetivo é melhorar a agregação de valor e renda na agricultura familiar, que todos(as) estejam totalmente regularizados com os registros e licenças para comercializarem sua produção. Afinal, agora é possível formalizar agroindústrias e projetos de turismo rural na agricultura familiar sem perder a condição de segurado especial na Previdência Social”, explicou o secretário de Política Agrícola da CONTAG, David Wylkerson.

Nesta quinta-feira, 18, está sendo realizado o seminário no Rio de Janeiro. Os próximos estados que sediarão a atividade são: Manaus (AM) – 23/07; Boa Vista (RR) – 24/07; Goiânia (GO) – 30/07; e Campinas (SP) – 31/07.

A CONTAG reforça a importância de as Federações e STTRs articularem-se com a Federação dos Municípios dos estados para garantir a participação nos eventos. Calendário, programação e inscrições podem ser feitas no site http://www.seminariossuasa.com.br/.





FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico