Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
INSPEÇÃO SANITÁRIA
Avança a luta pela simplificação da legislação sanitária no âmbito da Anvisa
WhatsApp

14 de Novembro de 2017


César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
inspeção sanitária

O processo de inspeção sanitária no âmbito da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) continua avançando no País. A CONTAG enviou ofício para todas as Federações filiadas com a Recomendação nº 8/2017 do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e com a Nota Técnica da Anvisa sobre a implementação da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 49/2013 e a Portaria 523/2017 que criou o Programa para Inclusão Produtiva e Segurança Sanitária (Praissan). Trata-se de uma conquista para os movimentos sindical e sociais, que lutam, há anos, pela simplificação do registro das agroindústrias e dos produtos destes empreendimentos estão sob a responsabilidade deste órgão.

A RDC 49/2013 dispõe sobre a regularização sanitária para o exercício de atividade de interesse do microempreendedor individual, do empreendimento familiar rural e do empreendimento econômico solidário. Além disso, institui no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) o Praissan, que tem por objetivo aperfeiçoar o trabalho realizado pelo SNVS junto aos microempreendedores individuais (MEI), empreendimentos familiares rurais e empreendimentos econômicos solidários, contribuindo com a melhoria dos produtos e serviços ofertados por esses atores, entre outros.

Já a Recomendação do Consea, que foi encaminhada ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), orienta no sentido de que as Vigilâncias Sanitárias Estaduais e Municipais utilizem como base a RDC 49/2013 na adoção nos processos de inspeção e regularização sanitária dos produtos oriundos da agricultura familiar e camponesa e da economia solidária.

O Consea faz essa recomendação visando garantir aos brasileiros e brasileiras o direito constitucional à alimentação, reafirmado pela Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2016, que dispõe que a alimentação adequada e saudável é um direito humano e é dever do Estado promover políticas públicas, planos e ações governamentais com vistas à garantia deste direito. Em sua recomendação, o Consea destaca a importância do segmento da agricultura familiar e camponesa e dos empreendimentos da economia solidária na produção e oferta de alimentos saudáveis e diversificados, bem como na promoção do abastecimento alimentar e da segurança alimentar e nutricional em todas as regiões do País. O Consea também defende que a aplicação da RDC 49 permitirá avanços para os agricultores(as) familiares, sobretudo para o fornecimento de alimentos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), fortalecendo a agricultura familiar.

Portanto, é fundamental que as Federações, Sindicatos, cooperativas e demais parceiros utilizem a recomendação do Consea e a nota técnica da Anvisa para promover esforços institucionais no sentido de cobrar a implementação da RDC 49/2013 e do Praissan, para que essas iniciativas saiam do papel e contribuam no fortalecimento da agricultura familiar brasileira.

“Apesar de estarmos avançando com a vigilância sanitária, não podemos dizer o mesmo com os registros que estão sob a responsabilidade do Ministério da Agricultura (Mapa), principalmente os produtos de origem animal. A legislação sanitária ligada ao Mapa dificulta em muito a comercialização dos alimentos dos empreendimentos da agricultura familiar, que perdem a cada dia mais espaço no mercado para produtos processados e com baixo nível nutricional. Precisamos reforçar a nossa luta pelo Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) para conseguirmos avançar como no registro com a Anvisa”, destaca o secretário de Política Agrícola da CONTAG, Antoninho Rovaris. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico