Cerca de 100 trabalhadores assalariados rurais, entre bóias-frias e diaristas de todo o Paraná, deverão participar do Seminário estadual sobre política salarial que será realizado nos próximos dias 21, 22 e 23 de março, na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), em Curitiba.
Estarão em debate temas como organização sindical e relação do assalariado com o sistema Contag, estrutura agrária no Paraná e no Brasil, quadro econômico do assalariamento no estado e no país e formalidade e informalidade do trabalho no campo. Haverá ainda discussões sobre direito trabalhista, convenções e acordos coletivos de trabalho, flexibilização e terceirização das leis trabalhistas, previdência social, reforma agrária, crédito fundiário e auto-estima.
Entre os palestrantes estarão o juiz do Tribunal Regional do Trabalho, Luiz Eduardo Gunther, o supervisor técnico do Dieese (Departamento Intersindical de Economia e Estatísticas), Cid Cordeiro, a diretora da Secretaria de Políticas Sociais da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), Alessandra Lunas e o ex-deputado e consultor jurídico de entidades sindicais de trabalhadores, Edésio Passos. Também foram convidados a participar do seminário membros do Ministério do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Secretaria Estadual da Agricultura e Incra.
A Fetaep representa os cerca de 420 mil assalariados rurais existentes no Paraná. A categoria ainda se caracteriza por ser excluída social e economicamente. A informalidade, por exemplo, atinge aproximadamente 70% desses trabalhadores. Diante desse quadro, o evento tem como objetivo sensibilizar os assalariados sobre a sua importante contribuição para o desenvolvimento da economia do País, através da sua força de trabalho, e, ao mesmo tempo, incentivá-los a se organizar e desempenhar um papel mais ativo na defesa dos seus próprios direitos.
Lançamento
No primeiro dia do seminário, o Dieese fará o lançamento no Paraná da publicação "Estatísticas do meio rural", elaborada em parceria com o Núcleo de Estudos Agrários e de Desenvolvimento Rural (Nead) e colaboração do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
É um trabalho inédito por apresentar informações sistematizadas em uma matriz unificada de consulta. O estudo traz dados sobre desenvolvimento rural, agricultura familiar, reforma agrária, entre outros itens. Dividido em sete capítulos, apresenta indicadores de renda, indicadores demográficos e sociais (com dados sobre população, educação, saúde e moradia), indicadores da produção e também sindicais. A publicação estará disponível a todos os interessados no site do Dieese (www.dieese.org.br) e na Fetaep.
FONTE: Assessoria de Comunicação Fetaep (41) 3322 8711