Com o objetivo de promover o debate e a reflexão política sobre a organização do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais - MSTTR , além de lançar um novo olhar sobre os caminhos para a luta sindical no campo, cerca de 90 representantes das federações de trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo país participam hoje (13 de outubro) e amanhã do seminário nacional “Desafios e Perspectivas para o Sindicalismo Rural na Atualidade”. O evento, que acontece no auditório do Centro de Estudo Sindical Rural - CESIR, é promovido pela Contag em preparação para a 3ª Plenária Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais - PNTTR, que acontece de 25 a 27 deste mês.
Durante o seminário serão construídas estratégias da Contag, Federações e Sindicatos sobre a organização do MSTTR para qualificar o debate junto à base, a sociedade e o Ministério do Trabalho e Emprego - MTE. Haverá também um momento de reflexão e construção de um diagnóstico sobre a organização sindical no MSTTR e as mudanças organizativas na base sindical do movimento, o que possibilitará uma maior clareza para se propor encaminhamentos. O seminário busca também qualificar esse debate até o 11º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais - CNTTR, quando toda a categoria estará mobilizada e discutindo conceitos como política de cotas, entidades diferenciadas, centrais sindicais, estrutura e organização sindical, representatividade e representação sindical, entre outros, e deliberando sobre esses temas.
Em sua fala de abertura política do evento o presidente da Contag, Alberto Broch, destacou a importância da iniciativa: “A realidade do mundo está mudando e a do campo também. Isso nos desafia a nos preparar para esse enfrentamento, qualificando nosso discurso através de debates como esse. Com nossa organização sindical fortalecida, efetivaremos mudanças com segurança”. “Acompanhar o processo de mudança e dialogar sobre isso é um desafio permanente. Nossa realidade não é mais a mesma de 40 anos atrás. Estamos dando passos importantes e vitais para a entrada do mundo rural em um novo ciclo político”, reiterou Carmen Foro, secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag. Lembrando a origem do encontro, Juraci Souto, secretário de Formação e Organização Sindical da Contag, explica: “Esse seminário nasceu de uma demanda fomentada pela Secretaria de Organização e Formação da Contag em suas atividades, com base nos desafios que precisam ser enfrentados através de uma ação sindical efetiva”. Os trabalhos de hoje serão divididos em dois momentos. Pela manhã, serão socializadas as propostas sobre o tema sindicalismo e construídos os entendimentos comuns sobre conceitos e caminhos para discussão sobre organização sindical, sob coordenação de Alberto Broch e Juraci Souto. No período da tarde será a vez da construção do diagnóstico regional sobre a organização sindical no MSTTR e, finalizando os trabalhos, Willian Clementino (secretário de política agrária) e Alessandra Lunas (vice- presidenta e secretária de Relações Internacionais) coordenam os debates sobre as mudanças organizativas na base sindical do MSTTR. FONTE: Imprensa Contag