Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
FORMAÇÃO POLÍTICA
Seminário Nacional de Avaliação e Planejamento Metodológico
WhatsApp

11 de Fevereiro de 2020


Comunicação CONTAG- César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
FORMAÇÃO CONTAG ENFOC
formação política

“Quando a educação não é libertadora o sonho do oprimido é ser opressor”

Paulo Freire

Começa mais um caminhar da formação, que tem na educação popular, sua concepção e prática formativa, dessa forma a Secretaria de Formação e Organização Sindical e a Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC) realizam o Seminário Nacional de Avaliação e Planejamento Metodológico, no período de 11 a 13 de fevereiro de 2020, em Brasília/DF, envolvendo cerca 50 participantes, entre secretários (as) de formação e organização sindical e assessorias de formação das Federações, educadores (as) populares, Equipe Pedagógica da CONTAG e Conselho Político Gestor da ENFOC.

Esse momento de debate e reflexão propõe analisar a estratégia formativa da ENFOC no sentido de fortalecer a atuação do movimento sindical, frente ao contexto político, econômico e social e apontar estratégias e ações para 2020. Nessa perspectiva os (as) participantes estarão refletindo sobre a atual conjuntura política do Brasil, destacando perspectivas e tendências para 2020 e 2022; as experiências formativas desenvolvidas pelas Federações e Sindicatos; a atuação em Rede nos processos de formação de base; a trajetória formativa da ENFOC, sua gestão político-pedagógica e o Fundo Solidário.

A partir das problematizações necessárias ao debate surgem indagações sobre quais os desafios para os trabalhadores (as) rurais agricultores (as) familiares em 2020? O que a vivência e prática dos (as) educadores (as) populares, ao longo dos 13 anos da ENFOC, podem contribuir para repensar o itinerário da ENFOC fortalecendo a estratégia política da formação e as entidades sindicais? E nesse fazer coletivo de diálogos e escuta o seminário inicia com o debate sobre a leitura de contexto, os desafios e perspectivas.

“Este é um ano que o movimento sindical deve pensar mudanças estratégicas importantes diante dos desafios que estão postos. Acredito que podemos fazer uma ação político - sindical e garantir conquistas para os trabalhadores (as) rurais agricultores (as) familiares. E a Diretoria da CONTAG compreende que repensar as estratégias para os próximos anos da nossa organização sindical, sendo importante ter a contribuição das discussões dos Coletivos de Formação e Organização Sindical, de Finanças e Administração, dos (as) presidentes das Federações, alinhados às propostas das Oficinas de Base”, pontuou na abertura do Seminário, o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

Sobre a atual conjuntura política do Brasil e as perspectivas e tendências para 2020 e 2022, o jornalista Fernando Horta, remeteu os (as) participantes para uma reflexão sobre o significado de ser “parasita” na sociedade atual, considerando a declaração do ministro Paulo Guedes: “O governo está quebrado, gasta 90% da receita com salário e é obrigado a dar aumento. (...) O hospedeiro está morrendo, o cara virou um parasita”. Segundo Horta, Guedes se refere ao trabalhador (a) como a “parasita”.

Contrapondo-se ao discurso do ministro, que desenvolvimento está ligado à ideia de que: “é bonito ser empresário e não trabalhador (a)”, o jornalista afirma que “este é um pensamento fascista, que desvaloriza e precariza as relações trabalhistas, retira direitos de quem produz e enche os bolsos dos patrões/parasitas”.

Diante das questões levantadas sobre como está se desenvolvendo o fascismo no país, Horta, alerta para a necessidade da a classe trabalhadora não abrir mão da defesa física e institucional; organizar uma agenda mínima e recuperar a solidariedade de classe; desfazer conceitos sociais que o fascismo usa em relação à “família”, “segurança”, “corrupção” e “crescimento econômico”; mostrar aos trabalhadores(as) e classe média que há saída na política e economia para uma vida melhor para todos(as); e fortalecer a organização orgânica nas disputas pelo poder.

É preciso compreender também que os novos meios de comunicação oferecem possibilidades diversas de organização e luta. Para Paulo Freire, o fundamental é saber que a luta não acaba, que se reinventa uma nova forma de lutar.

Sigamos em defesa da luta de classe e da educação popular!!!! FONTE: Comunicação CONTAG- Barack Fernandes



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico