Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MARCHA DAS MARGARIDAS 2019
Seminário Internacional abordará o papel da agricultura familiar no cumprimento das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
WhatsApp

12 de Fevereiro de 2019


César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
marcha das margaridas 2019

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) realizará nos dias 12 e 13 de fevereiro de 2019, em Brasília, o Seminário Internacional “O papel da Agricultura Familiar no cumprimento das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS”.

O evento terá um público de aproximadamente 100 pessoas, entre dirigentes da CONTAG, Federações e Sindicatos filiados, bem como representantes da Confederação de Organizações de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (Coprofam) e de organizações do Programa de Diálogo Regional Rural da América Central e República Dominicana (PDRR). Portanto, o seminário contará com participantes de organizações sindicais do Brasil, Mercosul, países andinos e da América Central.

O Seminário Internacional conta com uma ampla programação. Acontecerão painéis e debates sobre os ODS e as diretrizes da Década da Agricultura Familiar decretadas pelas Nações Unidas; sobre terra, poder e desigualdade na América Latina; possibilidades e desafios para a agricultura familiar, camponesa e indígena; contexto e desafios das mulheres rurais frente à Agenda 2030 para o um desenvolvimento sustentável inclusivo e com equidade de gênero; e principais iniciativas e ações desenvolvidas pelo governo brasileiro e sociedade civil para a implementação dos ODS.

O Seminário conta com a presença de representantes da FAO, Oxfam Brasil, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Rede ODS Brasil, do Fórum Rural Mundial, entre outras organizações convidadas.

O que são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)?

São 17 Objetivos e 169 metas aprovadas pelas Nações Unidas, envolvendo temáticas diversificadas, como erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura e industrialização, governança, e meios de implementação.

Abertura Política

O vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, e também secretário Geral da Coprofam, Alberto Ercílio Broch, iniciou o Seminário Internacional saudando a todos e todas, principalmente os parceiros pela concretização deste importante evento. Broch destacou, ainda, as lutas prioritárias da CONTAG. “Atualmente, uma das lutas mais importante do movimento sindical é a defesa dos direitos previdenciários da agricultura familiar. Também reafirmamos o compromisso da CONTAG com a Agenda 2030, aprovada pelas Nações Unidas”.

O diretor geral do Senar Nacional, Daniel Klüppel Carrara, também participou da abertura política do Seminário e explicou sobre o papel do Senar na formação em aprendizagem rural de aproximadamente 3 milhões de pessoas/ano. Ele também falou da necessidade de organização dos trabalhadores para diminuir diferenças com a classe empresarial e garantir os direitos também para a agricultura familiar. “80% das ações do Senar são para pequenos produtores/trabalhadores, principalmente orientada à gestão e às facilidades tecnológicas. As ODS contribuem com o trabalho realizado pelo Senar e o mundo precisa adotar os ODS para o combate à pobreza, especialmente meio rural”, destacou.



O coordenador do Programa de Diálogo Regional Rural da América Central e República Dominicana, Juan Diego Marín, também deixou a sua mensagem, demonstrando a sua preocupação com as mudanças climáticas e destacou a importância dos ODS e das diretrizes do Década da Agricultura Familiar e a necessidade de levar uma proposta da América Latina para a Conferência Mundial da Agricultura Familiar em Bilbao (Espanha).

O representante da FAO para a América Latina e o Caribe, Luiz Carlos Beduschi, agradeceu o convite para a participação no seminário e destacou o importante papel desempenhado pela CONTAG no cenário nacional e internacional com as organizações parceiras, como a Coprofam e o PDRR. “A FAO vem apoiando as ações da Agricultura Familiar. E é uma ousadia da CONTAG, da Coprofam e do PDRR colocarem os ODS em suas agendas, pois é preciso chegar ao consenso de erradicar a fome no mundo”. A secretária de Mulheres da CONTAG e coordenadora geral da Marcha das Margaridas 2019, Mazé Morais, encerrou as falas da abertura reconhecendo a importância da integração de diversas Secretarias da CONTAG na realização deste importante seminário – Relações Internacionais, Política Agrícola, Política Agrária, Mulheres e Jovens. “É importante que o MSTTR compreenda e adote a agenda dos ODS. Precisamos analisar as metas dos ODS e aplica-las no fortalecimento da agricultura familiar e no empoderamento das mulheres e juventude rurais.” Mazé também fez um destaque à preparação da Marcha das Margaridas 2019, que acontecerá em agosto deste ano, e ressaltou a importante parceria da Coprofam na divulgação e mobilização internacional.



FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico