A CONTAG participou de seminário construído com as centrais sindicais e Ministério Público do Trabalho de Alagoas, realizado no Sindicato dos Bancários, no centro de Maceió/AL. Foi um momento importante para o enfrentamento contra a reforma da previdência.
No seminário foi discutida a atual conjuntura política e o que significa a reforma da previdência para os trabalhadores e trabalhadoras.
A secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues, informou que o seminário contou com a participação de um público significativo de trabalhadores(as) de todos os setores, com uma representação também de mulheres agriculturas familiares que foram citadas por Edjane como uma parte das margaridas que irão a Brasília, em agosto desse ano, na Marcha das Margaridas, reivindicar uma qualidade de vida digna para o campo e como principal bandeira de luta a defesa da previdência social rural. "Essas mulheres que são ingressantes da segunda turma estadual do Curso de Formação Política para as Mulheres da FETAG Alagoas.
Edjane Rodrigues participou da primeira mesa redonda, onde teve a oportunidade de debater a Previdência dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.
A dirigente falou um pouco sobre as diretrizes fundamentais para garantir proteção previdenciária aos trabalhadores e trabalhadoras rurais; e sobre a PEC 06/2019 e os impactos da reforma para os rurais. "A Previdência Rural é uma política pública estratégica para a sociedade e para o Estado brasileiro. Política que exige análise para além da visão meramente fiscal - relação receita x despesa", destacou.
No seminário também acontece o lançamento da campanha de filiação sindical. Uma campanha que vem sendo construída em conjunto com as centrais sindicais. FONTE: Secretaria de Políticas Sociais da CONTAG