Esta quinta-feira, 12 de junho, é o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. No mundo inteiro, organizações e movimentos sociais se mobilizam para transmitir a mensagem: "Educação: resposta certa contra o trabalho infantil".
No Brasil, representantes do governo federal realizaram um seminário nos dias 11 e 12, em Brasília, com a presença da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Unicef e diversas entidades da sociedade civil, entre elas, a Contag.
A Coordenação Geral de Direitos Humanos do Ministério da Educação e a Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil (Conaeti) abriram o evento destacando a importância da escola no combate ao trabalho de crianças e adolescentes. Paralelamente ao seminário, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto que define ações mais severas por partes dos órgãos fiscalizadores nessa área.
Para a secretária de Políticas Sociais da Contag, Alessandra Lunas, o seminário vem reforçar o trabalho que a entidade vem fazendo pela proteção infanto-juvenil em todo o País. "Temos o desafio de construir políticas de educação do campo como a forma mais eficaz de proteger as crianças e adolescentes no meio rural".
Os participantes do seminário também puderam expor as opiniões em oficinas, apresentação de vídeos educativos e exposição fotográfica em defesa dos direitos da criança e do adolescente. Segundo estimativas da OIT, 165 milhões de crianças, de 5 a 14 anos de idade, são vítimas de trabalho infantil. FONTE: Pedro Henrique Barreto