Terminou na última sexta-feira (11) o I Seminário e Feira sobre as Potencialidades Agroextrativistas do Cerrado Sul Maranhense, na cidade de Balsas/MA. O objetivo foi mostrar a importância do extrativismo para o fortalecimento da economia regional. O evento contou com a participação de agricultores e agricultoras familiares, alunos e educadores da Casa Família Agrícola Rio dos Peixes, famílias do Assentamento Buritirana, além de lideranças sindicais e religiosas.
Durante a feira foram abordados os entraves da reforma agrária no cerrado sul-maranhense. Os participantes também discutiram a comercialização de produtos da agricultura familiar na região, como licores, doces, geléias e azeite de frutas, além de plantas nativas e artesanato local. Também foram mostradas experiências agroextrativistas em comunidades tradicionais do sul do estado como, por exemplo, o Projeto Buritirana, que fica na cidade de Balsas.
O seminário teve a presença de representantes da Fetaema, da Associação Camponesa (ACA), dos STTRs de Balsas, Loreto e São Raimundo das Mangabeiras, Sociedade Maranhense de Direitos Humanos, dentre outras. FONTE: Assessoria de Comunicação da Fetaema