Iniciativa acontece nos dias 6 e 7 de dezembro reunindo movimento sindical e trabalhadores
A solenidade de abertura do Seminário de Assalariados Rurais, promovido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp), realizada na tarde de 06 de dezembro, terça-feira, na cidade de Praia Grande, litoral paulista, contou com a presença de diversas personalidades e representantes do movimento sindical, além de trabalhadores rurais assalariados.
Compondo a mesa de abertura, membros da diretoria da Fetaesp e demais representantes do movimento sindical, tais como Clemente Ganz Lúcio, diretor técnico do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos); Rômulo Campos, assessor da secretaria de assalariados rurais da Fetaemg; Pedro Mesquita e Onofre Gonçalves de Jesus, respectivamente secretário de finanças e presidente estadual da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil); Antônio Lucas, secretário nacional de assalariados da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) e Jairo Gomes da Luz, secretário dos assalariados da Fetaep, que ressaltou a ação da Federação paulista. “Essas iniciativas só tem a acrescentar no debate sobre novas políticas sociais pelos direitos dos trabalhadores assalariados em todo Brasil”, disse.
No discurso de abertura do presidente da Fetaesp, a ressalva sobre a discussão do tema foi destaque. “Há a necessidade de se reunir e refletir sobre os rumos da categoria”, disse Braz Albertini. Em sua fala, Antônio Lucas parabenizou a iniciativa da Federação pela escolha da data do seminário, pois sendo realizado no final do ano é uma grande oportunidade para se realizar um balanço geral sobre o ano que passou, avaliando as conquistas e divulgando as soluções aos problemas enfrentados. O Secretário de Assalariados da Contag também destacou o problema do transporte para esses trabalhadores, relatando casos de mortes devido às más condições encontradas no meio e também enfatizou o ano de 2011 como sendo “um ano bom para os assalariados, conseguimos várias conquistas para a categoria”. Rômulo Campos, assessor da secretaria de assalariados da Federação Mineira, ainda ressaltou sobre a oportunidade do evento, e seu objetivo de atualizar e debater a atual conjuntura do trabalho assalariado no campo. “É um grande desafio a realização desse seminário. Vou ficar com um olhar atento para agregar conhecimento e leva as soluções apresentadas para o meu estado”, observou.
Bem recebido pelos presentes, o Seminário segue ainda até o final do dia 07, contendo explanações sobre fiscalização no meio rural, a visão da justiça ao trabalho rural, e a participação do movimento sindical em negociações coletivas de trabalho. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAESP