Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PRONERA
Seminário comemora 10 anos do projeto no Maranhão
WhatsApp

12 de Maio de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
pronera

Movimentos sociais que desenvolvem projetos de educação voltados para jovens e adultos das áreas de assentamentos no Maranhão iniciaram no último dia 8 o Seminário Estadual 10 Anos do Pronera (Projeto Nacional de Educação nas Áreas de Reforma Agrária). O objetivo do evento é comemorar essa que é uma conquista da classe trabalhadora rural do Brasil e planejar as ações futuras do Pronera no Estado do Maranhão.

A Fetaema desenvolve projetos de educação para jovens e adultos que residem e trabalham nos assentamentos do Incra desde que o Pronera - fruto de uma luta dos movimentos sociais e sindicais, com grande empenho da Contag - foi criado, em 1997.Atualmente, a Fetaema está coordenando a execução de seis projetos de educação em área de assentamento/Pronera (início em 2007 e término em 2009), envolvendo um total de 5.182 pessoas, entre jovens e adultos assentados(as), nos níveis de magistério, médio e ensino fundamental.

A secretária de Política Agrícola e Meio Ambiente da Fetaema, Socorro Nascimento, explica que a Federação no início priorizou projetos de alfabetização e ensino fundamental, "devido à grande demanda de assentados(as) analfabetos(as) nos assentamentos, e à ausência não só de escolas nesses assentamentos, mas sobretudo pela falta de política de educação que respeitasse e valorizasse os trabalhadores(as) rurais, sua cultura, seu modo de vida e produção".

Parcerias - Nesse contexto a Fetaema, em parceria com as universidades públicas - Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Centro de Educação Tecnológica (Cefet) - vem ao longo desses dez anos avançando na condução dos projetos de alfabetização e escolarização.

Mais recentemente, a federação tem desenvolvido projetos de nível médio, formando e capacitando jovens e adultos que contribuam para o desenvolvimento local de seus espaços de moradia e produção, constituindo novos sujeitos sociais. Para tanto, são qualificados para além do processo de escolarização formal (ler, escrever e contar), isto é, com conteúdos sobre cidadania, direitos políticos e sociais.

Nessa linha, em 2008 foi iniciado o Curso Técnico em Agropecuária para Jovens e Adultos, em parceria com o Cefet-MA, centralizando a demanda de 540 jovens assentados em nove municípios maranhenses: Barreirinhas, Turiaçu, Mirinzal, Tutóia, Zé Doca, Santa Luzia do Tide, Alcântara, Bacabal, Monção. A ação tem o apoio dos STTRs locais no processo de mobilização e controle social do projeto.

Segundo o secretário de Políticas Sociais da Fetaema, Sebastião Lisboa, o projeto terá duração de três anos. Ao final do curso, os jovens estarão aptos a atuar junto às famílias assentadas, prestando-lhes assistência técnica direta no desenvolvimento das atividades agrícolas e pecuárias, bem como orientação quanto ao manejo sustentável do solo e dos recursos naturais renováveis.

A diretriz da Fetaema, segundo a assistente social e assessora da federação nos projetos de Educação do Campo, Hélica Silva, é ter uma equipe técnica no estado capaz de fortalecer a agricultura familiar, com um aprendizado técnico compatível com as necessidades da categoria. Além disso, contribuir com uma formação humana que harmonize os saberes técnicos aos tradicionais, numa perspectiva de desenvolver o rural com sustentabilidade e valorização da agricultura familiar. FONTE: Fetaema



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico