Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
POLÍTICA AGRÍCOLA
Sementes Crioulas é tema de Curso de Formação de Multiplicadores
WhatsApp

27 de Novembro de 2015


Ronaldo Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
política agrícola



São Luís do Maranhão sediou o Curso de Formação de Multiplicadores em Valorização e Propagação de Sementes Crioulas. Esse é o quarto de um conjunto de 16 cursos do Projeto Territórios, coordenado pela Secretaria de Política Agrícola da CONTAG e apoiado pela SDT/MDA.

Os outros três cursos foram realizados de 21 a 23 outubro em Quixeramobim/CE, de 16 a 18 de novembro em Santana do Ipanema/AL, e de 19 a 21 de novembro em Serra Talhada/PE.

No Maranhão, aconteceu de 25 a 27 de novembro. E ainda acontecerão mais dois em 2015: 01 a 03 de dezembro, em Pedro II/PI, e de 9 a 11 de dezembro, em Parintins/AM.

Esse quarto curso, contou com uma programação bem intensa. No primeiro dia (25), houve a apresentação da experiência da Embrapa em produção de sementes crioulas na agricultura familiar – levantamento das sementes existentes nas comunidades; resgate; ensaios participativos; multiplicação; conservação; organização de bancos de sementes. Essa apresentação foi feita pelo Dr. Agostinho Didonet – Embrapa Arroz e Feijão. O segundo ponto da pauta foi “A legislação brasileira para sementes – para produção, comercialização, sanidade”, com Dr. Carlos Fernando – Embrapa Cocais. Também teve a apresentação da experiência da Assema na organização e produção de sementes no Maranhão, com Dr. Antônio Carlos – Assema.

No dia 26, a programação foi iniciada com “As Sementes da Paixão do Pólo da Borborema/PB”, com Maria Anunciada, do STTR de Queimadas/PB. Em seguida aconteceu a apresentação da experiência de produção e comercialização de sementes crioulas da Coppabacs/AL, com Rozilma Silva, gerente comercial da Coppabacs/AL. A programação teve continuidade com a produção de mudas, com o Dr. José Ribamar Veloso, da Embrapa Cocais. Por fim, teve um momento com a professora Josilda Junqueira Gomes, da UEMA, sobre Aspectos fitossanitários, classificação e seleção de sementes.

O último dia do curso (27) foi dedicado à apresentação e discussão sobre a proposta do Programa Estadual de Sementes e Mudas, com a participação da Conab, SAF e Sagrima, além de encaminhamentos e encerramento.

Segundo informações da Secretaria de Política Agrícola da CONTAG, o evento propiciou a troca de saberes entre os agricultores e agricultoras de todas as regiões do estado, assim como entre eles e os pesquisadores da Embrapa e da UEMA, bem como entre os técnicos presentes no curso. Há grande expectativa para a discussão sobre o Programa Estadual de Sementes, uma vez que o Maranhão já foi um dos maiores produtores de sementes de arroz do País e, com a introdução de variedades do IAC a partir de 1978, provocou o desaparecimento das sementes locais, o que levou o estado a ser importador de uma das suas principais fontes de alimentação.

O grupo pretende propor aos órgãos de estado - SAF, Sagrima e Superintendência da Conab - que o programa busque o atendimento das demandas a partir das dinâmicas regionais, pois uma semente, bem adaptada a uma determinada região do estado, pode não ter o mesmo desempenho em outra.

As sementes distribuídas atualmente pelo governo federal são adquiridas em outros estados - milho de Mato Grosso e feijão do Paraná - e geralmente são produzidas com uso intensivo de adubos químicos e agrotóxicos, além de serem transgênicas - o que representa um grande risco aos plantios de sementes crioulas.



FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi, com informações da Secretaria de Política Agrícola



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico