Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MARANHÃO
Segue ocupação do INCRA e da SEDES no GTM 2013
WhatsApp

20 de Junho de 2013


Barack Fernandes
TEMAS RELACIONADOS:
maranhão

O Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais no Maranhão segue nesta quarta-feira (19) com a ocupação do INCRA e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (SEDES) até que suas reinvindicações que constam no caderno de pauta do Grito da Terra Maranhão 2013 sejam atendidas pelos Governos Estadual e Federal.

Os trabalhadores (as) rurais decidiram permanecer com o manifesto, logo após a reunião que aconteceu na noite desta terça-feira (18) no Palácio Henrique de La Roque com representantes do Governo do Estado e Federal. Vale ressaltar que até aquele momento a equipe do Governo do Estado do Maranhão deixou bem claro que nem sequer fez a leitura da pauta do GTM 2013 entregue há duas semanas pela direção da Fetaema.

Como as negociações não avançaram, ficou agendada para tarde desta quarta-feira mais uma reunião com os representantes do Governo do Estado do Maranhão, para que possam apresentar respostas às reivindicações demandadas pelo campo. Também foi acertado que o MSTTR receberá as respostas da própria governadora do Maranhão, Roseana Sarney Murad, que historicamente nunca recebeu os trabalhadores e trabalhadoras rurais.

Avaliação positiva do GTM 2013

Ao final do 1º dia do GTM 2013, o MSTTR avaliou como positiva a estratégia do Grito da Terra 2013, que este ano determinou a paralisação da principal entrada de São Luis por mais de 4h, a ocupação do INCRA e SEDES. Ações energéticas para que os órgãos públicos e a sociedade possam ouvir os Gritos de mulheres, homens, jovens, pessoas da terceira idade e idosos (as) do campo. “Ouvir em todos os meios de comunicação que o MSTTR em protesto ao desrespeito aos povos do campo e da floresta, parou a capital do Maranhão, que filas quilométricas se formaram em várias vias, que ocupamos o INCRA e a SEDES, que três voos foram cancelados, entre outras notícias que impactaram o Estado do Maranhão, em nada, absolutamente nada nos envergonha. Temos orgulho de fazermos uma luta justa, com honestidade, com amor ao próximo e acima de tudo respeito e dignidade aos trabalhadores e trabalhadoras rurais”, destacou o presidente da Fetaema, Chico Miguel após a reunião no Palácio Henrique de La Roque.

População apoia o GTM 2013

Nas falas políticas dos representantes da Fetaema e dos seus STTR´s filiados nas ocupações que seguem no INCRA e SEDES, os manifestantes vêm deixando claro, o sentimento de gratidão pela compreensão que o povo maranhense tem com a luta do MSTTR. “Ficamos felizes pela forma tão calorosa com que a população do nosso Estado recebeu as nossas ações de reivindicações, onde até os policiais que em Gritos da Terra Maranhão anteriores nos recebiam com cassetetes e ameaças, hoje finalmente entenderam que nossa luta também é a deles. Luta também da classe estudantil maranhense que aderiu a nossa ação de massa. É interessante que após a entrega dos panfletos que explicam o motivo da nossa manifestação, as pessoas, afirmaram que é exatamente assim que se muda o Maranhão e o Brasil, que de fato é justa a divisão igualitária da terra, o acesso as condições técnicas para que continuemos a garantir alimentos orgânicos, com diversidade e preços acessíveis na mesa cada brasileiro e brasileira”, Maria Lucia Vieira, secretária de Política Agrária da Fetaema.

A direção da Fetaema mantêm a posição de continuar com as ocupações, inclusive com a possibilidade de trazer mais trabalhadores e trabalhadores rurais para capital, caso o Governo do Maranhão e Federal, não atendam suas reivindicações. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAEMA - Barack Fernandes



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico