O secretário de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA), Adhemar Almeida, participou hoje (04) pela manhã de reunião no Coletivo de Política Agrária da CONTAG e fez um balanço da implementação do Programa Nacional de Crédito Fundiário, apontando gargalos e as perspectivas de avanços do programa para 2015. Almeida também conversou com os dirigentes das FETAGs e da CONTAG sobre a retomada neste ano do convênio estabelecido em 2003 entre as duas instituições, fruto do trabalho contínuo do MSTTR.
Ao apresentar dados sobre o programa, o secretário da SRA/MDA apontou a redução do índice de inadimplência entre os que são favorecidos pelo crédito fundiário, que caiu de 34%, em 2013, para cerca de 30% em 2014. Além disso, a SRA/MDA afirma ter recolhido dados que apontam que 92% dos lotes adquiridos por meio do programa têm água e energia e 84% têm habitações em alvenaria, por exemplo. “No entanto, ainda temos um cenário de muitas dificuldades”, afirmou Adhemar Almeida.
Entre os desafios apontados pelo secretário estão os mecanismos de viabilidade de assistência técnica aos agricultores, a capacidade operacional dos agentes financeiros e o isolamento da política de crédito fundiário. “Mas já temos propostas de providências, que vamos discutir com vocês hoje. Precisamos contar com a colaboração do MSTTR”, afirmou o integrante do governo. O secretário de Política Agrária da CONTAG, Zenildo Xavier, deixou bem claro o empenho e o interesse do movimento sindical em contribuir para os avanços do crédito fundiário brasileiro.
FONTE: Imprensa CONTAG - Lívia Barreto