Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
LUTA DA JUVENTUDE
Secretarias de Jovens e de Política Agrária de Sergipe realizam Iº Seminário Estadual de Juventude Rural e Reforma Agrária
WhatsApp

29 de Outubro de 2019



TEMAS RELACIONADOS:
luta da juventude

A Reforma Agrária, acesso a terra e sucessão rural foram os principais temas mas não os únicos abordados no Iº Seminário Estadual de Juventude Rural e Reforma Agrária de Sergipe. Os mais de 50 participantes dialogaram também sobre a atual conjuntura do país, educação do campo, quintais produtivos (produção orgânica e agroecológica), linhas de créditos e investimentos para a juventude rural, assim como a participação e organização da juventude no movimento sindical e os desafios para organização social, cultural e econômica da juventude e também prevenção na saúde do homem e da mulher do campo.

¨¨Foi um seminário riquíssimo, porque a juventude e secretários de agrária participaram intensamente, levantando questões, colaborando, tirando dúvidas. Foi importante para reforçar que a hora da juventude é agora, porque o futuro não existe sem presente, e estamos no presente construindo o futuro. Nossa expectativa foi alcançada, conseguimos realizar o seminário com bastante participação, trazendo experiências do Jovem Saber e também o nosso 4º Festival Nacional da Juventude Rural”, afirmou o secretário de Jovens da FETASE, Cledison Soares.

A secretária de Política Agrária da FETASE, Aparecida dos Santos, reforçou a importância do seminário. “Foi um desafio muito bom construir esse seminário, desafiando toda a conjuntura política e financeira para trazer a juventude para discutir acesso a terra e as políticas necessárias para permanecer no campo. A juventude é capaz, basta ter oportunidade. Nossa expectativa é que a partir dos pontos abordados, nos organizar nas bases para trabalhar o acesso a terra, ao crédito e todas as políticas públicas necessárias para a permanência na terra e sucessão rural com dignidade”.

Realizado nos dias 28 a 30 de outubro na FETASE, o seminário contou com a participação da secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon Augusto, que realizou uma análise de conjuntura destacando a importância da participação da juventude na luta sindical neste momento desafiador pelo qual nosso país passa. A dirigente lembrou que este seminário é um desdobramento do 1º Encontro Nacional de Juventude e Reforma Agrária realizado na CONTAG no primeiro semestre de 2019, e destacou a importância de trazer os secretários(as) de política agrária para falar sobre o tema com a juventude. “É muito importante que os(as) jovens levantem a bandeira da reforma agrária, fundamental para a redução da desigualdade no Brasil”, afirmou Mônica.Â

O diretor de Política Agrária da CONTAG, Elias Borges, lembrou o Encontro Nacional de Juventude e Agrária, que reuniu em Brasília jovens assentados e filhos de assentados, de assentamentos da reforma agrária e crédito fundiário, para discutir os problemas existentes e o que podemos fazer para resolver esses problemas. “Vamos debater formas de organização de produção, mercado, acesso a educação. Esse encontro se nacional desdobra em encontros estaduais na mesma lógica, as duas secretarias, Política Agrária e Juventude, fazendo trabalho conjunto e quem sabe se desdobra também nos sindicatos e nas comunidades”, afirma Elias.

“Esse seminário é de grande valia, pois trocamos saberes e experiências da zona rural, debatemos o grande problema que é o êxodo rural, quando os jovens saem para estudar ou em busca de emprego. Discutimos melhorias, acesso a políticas públicas e estratégias para manter os jovens produzindo no campo”, afirma a participante Maria Diene dos Santos, secretaria de jovens do sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras de Japaratuba.

Entre alguns encaminhamentos do seminário está a formação de grupos do Jovem Saber e a mobilização para o 4º Festival Nacional da Juventude Rural, que será realizado em Brasília, nos dias 28 a 30 de abril de 2020.

FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico