Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
SETEMBRO AMARELO
Se precisar, peça ajuda: mês de prevenção ao suicídio
WhatsApp

19 de Setembro de 2023


Arte: Lunna Fabris
TEMAS RELACIONADOS:
combate ao suicídio
depressão
setembro amarelo
vida

Estamos no mês de setembro, que é dedicado à prevenção do suicídio. Em 2023, o lema trabalhado é “Se precisar, peça ajuda!” Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2019, último levantamento realizado, foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados. 

Embora os números de suicídio estejam diminuindo em todo o mundo, nos países das Américas não param de aumentar, segundo a OMS. Praticamente 100% dos casos estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Portanto, são mortes que poderiam ser evitadas. 

No Brasil, conforme o Boletim Epidemiológico nº 33 da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, entre 2010 e 2019, ocorreram 112.230 mortes por suicídio, com um aumento de 43% no número anual de mortes, de 9.454 em 2010 para 13.523 em 2019, com aumento das taxas de mortalidade por suicídio em todas as regiões do Brasil.

O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade.

Especialistas afirmam que o suicídio é um importante problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. É por isso que essa campanha é fundamental e precisa da adesão de todas as pessoas. Segundo dados da OMS, todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama - ou guerras e homicídios.

Nos últimos anos, a CONTAG vem aderindo à campanha por entender que é uma temática importante que afeta, inclusive, os povos do campo, da floresta e das águas e vê com muita preocupação o agravamento desta problemática, principalmente em função da pandemia da Covid-19. 

“A campanha Setembro Amarelo se tornou, no Brasil, um marco importante na prevenção do suicídio, principalmente depois da Covid-19. Estudo realizado pela Fiocruz, que foi divulgado em 2022, avaliou o excesso de suicídios no País, com efeitos indiretos da primeira onda da pandemia. Portanto, a campanha vem no sentido de conscientizar a sociedade brasileira para o enfrentamento dessa problemática em nosso País”, destacou a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues.

Estudo realizado pela Fiocruz, divulgado em 18 de abril de 2022, avaliou o excesso de suicídios no Brasil com efeitos indiretos da primeira onda da Covid-19. O estudo, coordenado pelo epidemiologista Jesem Orellana, do Instituto Leônidas & Maria Deane (Fiocruz Amazônia) e o médico psiquiatra Maximiliano Ponte, da Fiocruz Ceará, trouxe informações importantes sobre os efeitos indiretos nas mortes por Covid-19 nas regiões Norte e Nordeste.

Os resultados apontam que, em homens com mais de 60 anos da região Norte, o excesso de suicídios alcançou 26%. As mulheres com faixa etária de 30 a 59 anos também houve excesso de suicídios. Na região Nordeste, em relação às mulheres com idade acima de 60 anos o excesso de suicídio foi de 40%.

Os responsáveis pelo estudo alertam para a possibilidade de efeitos indiretos ainda mais fortes sobre os suicídios a partir de 2021, uma vez que o impacto direto pandêmico (mortes por Covid-19) foi ainda mais severo neste ano.

“Fazer chegar mais informações e uma mensagem educativa sobre a campanha Setembro Amarelo contribuirá significativamente na prevenção ao suicídio. E é por isso que é fundamental a adesão da CONTAG, pois ainda temos carência de informações para os povos do campo, da floresta e das águas”, reforçou Edjane.

Saiba mais sobre a campanha:

https://www.setembroamarelo.com/



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico