Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MULHERES
Saúde da Mulher é tema de Conferência Livre em Brasília
WhatsApp

23 de Outubro de 2015

TEMAS RELACIONADOS:
mulheres

Em preparação à 15ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorrerá de 1 a 4 de dezembro de 2015, representantes de diversos movimentos sociais participam da Conferência Nacional Livre sobre a Saúde da Mulher de 23 a 25 de outubro, no CESIR/CONTAG, em Brasília. Um momento importante para todas as mulheres, pois a última conferência específica sobre a Saúde da Mulher aconteceu em 1986.

Durante a abertura, coordenada pela companheira Vanja Andréa Reis dos Santos, da União Brasileira de Mulheres (UBM), as representantes dos principais movimentos sociais presentes puderam expor as expectativas com esta conferência e as demandas sobre o tema em discussão para a etapa nacional.

A representante da Rede Feminista de Saúde (RFS), Santinha, abriu as falas políticas destacando a importância desse espaço não só como um evento de mulheres. “É uma conferência livre da saúde da mulher, onde muitas propostas podem sair daqui para a Conferência Nacional. E cada uma de nós que for para a etapa nacional precisa brigar por isso.”

A presidenta do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Socorro Souza, também destacou a importância desta conferência, mas mostrou-se preocupada por acontecer após as conferências municipais e estaduais. “Se temos a conferência livre após as municipais e estaduais, que debate e estratégia vamos para a nacional? Está em xeque a democracia participativa e num contexto ameaçador dessa forma de participação popular. Como estamos enfrentando esse desafio e como fortalecer a organização e direitos das mulheres? Devemos afirmar nossa agenda e também o espaço das mulheres.” Socorro também afirmou a dificuldade em ver a pauta das mulheres nas conferências dos estados. “O CNS tem trabalhado para combater as forças conservadoras, mas não está fácil! Portanto, começamos essa conferência com essas inquietações e como a saúde da mulher se integra a essas discussões.”

Alessandra Lunas, secretária de Mulheres da CONTAG, aproveitou para destacar os grandes desafios enfrentados pelas mulheres, como o fato de esta conferência específica sobre a saúde das mulheres ser a primeira a ocorrer depois de 30 anos. “Com tantas lutas, algumas questões ainda merecem esforço. Esta é uma oportunidade ímpar de pautarmos esses desafios e discutir sobre como vamos articular as nossas demandas para a 15ª Conferência Nacional de Saúde e para outras que estão acontecendo. Afinal, em muitos desses espaços as políticas definidas impactam na vida das mulheres.” A dirigente ainda saudou as companheiras que participaram da 5ª Marcha das Margaridas. “Muitas companheiras aqui presentes também participaram da Marcha e momentos como esse que vão se somando a nossa pauta.”

A abertura política também contou com representes do DAGEP, da SPM, do CNDM, da LBL, da Unegro e da Rede Sapatá.



Foto: Verônica Tozzi

Após à abertura política foi realizada a Mesa Redonda: As Mulheres, as Reformas Democráticas e Populares, a Participação Social e a defesa do SUS. Este momento contou com a participação da presidenta do CNS, Socorro Souza; da coordenadora geral de Saúde da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), Rurany Silva; e da secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG, Alessandra Lunas.

A dirigente da CONTAG reforçou a importância da unidade da luta das mulheres e o desafio de dar visibilidade a essa pauta das mulheres. “Se a construção da Marcha fosse só com o olhar das trabalhadoras rurais não teria talvez essa pauta tão qualificada que sempre construímos. Infelizmente, ao vivermos esse momento da unidade maior das mulheres, com a realização da 5ª Marcha das Margaridas, há um avanço do conservadorismo no nosso país e no Congresso Nacional.”

Alessandra Lunas citou alguns projetos de lei que estão tramitando que comprovam essa afirmação e outros que estão parados que trazem prejuízos para a luta feminista, como o PL para aprovação do Fundo de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, que está há 1 ano parado. Outro projeto é o que propõe uma reforma da Previdência Social, com prejuízos enormes para os direitos já garantidos pelas mulheres. “Esse conservadorismo ao extremo está repercutindo na vida de nós mulheres e em outros projetos em tramitação. Não esperávamos também toda a articulação no âmbito da aprovação do Plano Nacional de Educação, com votação articulada em todas as Câmaras Municipais, com exclusão dos temas de gênero. Nesse ritmo, a tendência é só retroagir.” Segundo a secretária, agora, no pós Marcha das Margaridas, as mulheres devem se dedicar a fazer as negociações andarem nos estados e municípios. “Afinal, é lá que as margaridas vivem.”

Ao finalizar sua exposição, a dirigente adiantou que um dos temas de destaque das trabalhadores rurais é o impacto do uso indiscriminado de agrotóxico na vida das mulheres, e disse que também será uma das demandas fortes para Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

A Conferência Livre sobre a Saúde da Mulher continua até domingo. Segue abaixo a programação:

Dia 24/10/15 08:30 – Mesa Redonda: O direito à saúde, acesso e atenção com respeito à diversidade. Maria do Espírito Santo Tavares dos Santos – RFS Ubirací Matildes de Jesus – UNEGRO Ioná Cardoso – Rede SAPATÁ Coordenação mesa: CONTAG Relatoria 11:00 – Mesa Redonda: A saúde das mulheres e a valorização do trabalho e da educação em saúde. Katia Souto - Diretora do DAGEP/SGEP/MS Ivete Barreto – Presidente do COREN/GO Coordenação da mesa: RFS Relatoria 14:30 – Oficinas Temáticas distribuídas com facilitadoras e Relatoras Oficina 1: Saúde da mulher “Dona Esqueleta” – Facilitadora: Rita Polli Oficina 2: Valorização do trabalho e da educação em saúde - Suely Oliveira Oficina 3: Transexualidade : uma nova questão ao feminismo – Beth Fernandes Oficina 4: A primeira opressão a gente nunca se esquece – Carmen Lucia Luiz 18:00 - Relatoria e Sistematização. Espaço reservado para reuniões das entidades.

Dia 25/10/15 08:30 - Apresentação dos relatórios e plenária final 12:30 – Encerramento FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico