Entre os temas abordados durante o encontro de dirigentes sindicais, que contou com a presença do secretário de Meio Ambiente da CONTAG e representante da FETAESC em Brasília, Antoninho Rovaris.
Entre os temas avaliados pelo grupo estava a preparação para o 12º Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – CNTTR da CONTAG que acontece de 13 a 17 de março de 2017 no centro de convenções Ulisses Guimarães em Brasília.
Plenária Estadual e critérios de votação
De acordo com o regimento da CONTAG as federações associadas devem realizar uma Plenária Estadual. Em Santa Catarina a Plenária da FETAESC acontece nos dias 6 e 7 de dezembro. Além da escolha dos delegados, que irão para Brasília representar o estado, a Plenária encaminha o resultado das discussões que tem como linha geral o conteúdo do Caderno Base.
A FETAESC alerta que seguindo orientação estatutária da CONTAG só irão ter direito a voto na Plenária estadual os Sindicatos que enviarem, seguindo a paridade de homens e mulheres, 4 representantes, destes dois homens e duas mulheres.
A Secretaria Geral da FETAESC estará, no momento oportuno, remetendo via oficio todas as informações referentes às Plenárias Estaduais.
Outro ponto abordado foi à tratativa com o governo estadual sobre pendências da Pauta do Grito da Terra Brasil – Etapa Santa Catarina. Há cerca de uma semana diretores da FETAESC estiveram reunidos com integrantes da equipe de governo.
A FETAESC também alinha com seu conjunto a programação para as Rodadas Macrorregionais. O projeto tem como objetivo levar informações, com a participação de integrantes de todas as áreas da federação. As datas e locais estão sendo avaliados.
O Presidente da FETAESC, José Walter Drech, acredita que a federação cumpre seu papel de disponibilizar e ofertar ferramentas que possam colaborar no gerenciamento dos Sindicatos com vistas a um atendimento condizente com a expectativa do associado e associada. “Hoje a informação e conhecimento são pontos chaves de uma boa representação. Precisamos sempre nos atualizar por que as mudanças são constantes em todos os aspectos e no Movimento Sindical isso não é diferente”, avaliou.
Habitação Rural e assuntos gerais também fizeram parte dos temas debatidos. FONTE: Assessoria de Comunicação FETAESC - Beto Motta