Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
ASSALARIADOS(AS) RURAIS
Rotatividade no Mercado de Trabalho preocupa movimentos sociais e governo
WhatsApp

13 de Março de 2014


Júnior César Dias
TEMAS RELACIONADOS:
assalariados(as) rurais

O alto índice de rotatividade no mercado de trabalho vem preocupando os governantes e os movimentos sociais. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em 2013, o Brasil gerou mais de 1,1 milhão de postos de trabalho formais. No entanto, o número de empregados(a) temporários vem aumentando significativamente, gerando um alto índice de informalidade devido ao curto prazo dos contratos.

O setor campeão de rotatividade no mercado de trabalho é o da Construção Civil, com 115%. O da Agricultura vem em segundo lugar, com 92%, seguido do Comércio, com 64%. Significa dizer que, no caso da Agricultura, 92% da força de trabalho têm seus contratos encerrados em menos de um ano. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE – Pnad 2012), mais de 1,4 milhão de empregados(as) rurais estão em ocupações temporárias. Esse número representa 33% do total de trabalhadores(as) rurais assalariados(as) em todo o País. Dos 1,6 milhão com Carteira de Trabalho (CTPS) assinada no campo, os temporários representam apenas 14,8% do total. Já os sem CTPS assinada, representam 49,9%. Isso induz a pensar que a temporalidade do trabalho está quase que diretamente ligada à informalidade – quanto mais temporário o trabalho maior a chance de ser informal.

Verificando os dados diários da RAIS/MTE, a Subseção do Dieese na CONTAG constatou que, para o período de 12 meses, quase todos os contratos de trabalho no meio rural iniciam e se encerram dentro do ano. O pico de número de empregados é identificado no período de junho a setembro, época de safra das culturas que mais empregam, como cana-de-açúcar e café, por exemplo.

Para debater esse fenômeno, a Secretaria de Políticas Públicas de Emprego do MTE e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) realizaram, nos dias 11 e 12 de março, no auditório do MTE, em Brasília, o I Seminário sobre Rotatividade no Mercado de Trabalho: Diagnósticos e Propostas de Enfrentamento. A CONTAG foi convidada para apresentar o cenário da rotatividade no campo e propostas para enfrentar esse fenômeno.

Na avaliação da CONTAG, segundo Aristides Santos, diretor da CONTAG que participou do seminário, a questão da rotatividade no meio rural não é percebida pelo movimento sindical como o principal problema, pois a sazonalidade da produção é algo comum no processo produtivo. “O problema está na não formalização dos contratos de trabalho”, explica.

Além da informalidade, o dirigente também destaca que outros problemas resultantes da ausência do Estado nesse acompanhamento são a precarização do trabalho, a insuficiente fiscalização e capacitação profissional e o trabalho escravo.

O seminário proporcionou a construção de um diagnóstico sobre a questão da rotatividade no País e de alternativas para o enfrentamento desse fenômeno. Dentre as propostas apresentadas, a CONTAG destaca a necessidade de haver contrapartida social das empresas nos projetos de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a não exigência de experiência quando for contratado algum trabalhador ou trabalhadora que já trabalhou na mesma empresa.

Por defender os direitos dos(as) trabalhadores(as) rurais assalariados(as), a CONTAG desenvolve várias ações de combate à informalidade nas relações de trabalho no campo. Uma delas é a experiência dos Pilotos de Combate à Informalidade em Ituporanga/SC e Uruguaiana/RS, realizada em parceria com o Dieese, centrais sindicais e outros parceiros. Os pilotos fazem parte do Projeto Redução da Informalidade por meio do diálogo Social (http://www.dieese.org.br/projetos/informalidade.html) que visa solucionar o problema da informalidade com, entre outras medidas, a simplificação dos processos de admissão e demissão garantindo agilidade e a formalização dos contratos de trabalho de curto prazo. Esse processo de simplificação se dá por meio do módulo do E-Social para o pequeno produtor, cuja lei (MP Nº 619, de 6 de junho de 2013) estabelece seu pleno funcionamento a partir de 1º de maio de 2014. Ele foi criado com o objetivo de simplificar a emissão de guias nas contratações por curta duração.

FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico