O estado de Roraima realizou nos dias 11 e 12 de julho seu o I Encontro Estadual de Juventude Rural, com a participação de 50 jovens, a maior parte deles de origem indígena. A mística de abertura do evento valorizou e destacou a importância dos povos indígenas da região. A Secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon, também participou do encontro, apresentando a trajetória da organização da juventude no movimento sindical, assim como nossas conquistas e os retrocessos pelos quais a agricultura familiar está passando, e como essas afetam os(as) jovens rurais.
Mônica falou ainda sobre a importância do fortalecimento da juventude neste momento de resistência. Foram realizados trabalhos em grupos para que os(as) participantes elaborassem propostas para a pauta do próximo Grito da Terra. A dirigente da CONTAG fez também uma apresentação sobre a trajetória do Programa Jovem Saber, trazendo o processo de atualização do programa. “Foi meu primeiro encontro estadual como secretária de jovens da Federação de Trabalhadores Rurais do Estado de Roraima (Fetraferr) e também o primeiro evento com a participação da nossa secretária Nacional de Jovens. Foi um curso bem administrado e foi gratificante. Os jovens avaliaram que o curso foi proveitoso e satisfatório, então só tenho agradecer”, afirmou a secretária de Jovens da Fetraferr, Edilene Rosa de Oliveira.
“Para mim, o encontro superou as expectativas. Houve uma participação muito boa de nossa juventude roraimense. Fico muito feliz por participar do 1º Encontro Estadual de Jovens de Roraima, e saber que com o trabalho realizado tivemos a oportunidade de plantar algumas sementes para gerar bons frutos, a exemplo do Programa Jovem Saber, que foi um dos temas em que a Juventude interagiu muito e vem para contribuir na organização de nossa juventude”, analisou Mônica Bufon.
FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto