Central Única dos Trabalhadores (CUT) acompanhou os trabalhadores do Incra, o Movimento Camponês Corumbiara (MCC) e a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do estado de Rondônia (Fetagro) numa passeata realizada, na manhã desta quinta-feira (28/06) pelas principais ruas da capital para reivindicar o cumprimento das ações da Reforma Agrária.
A passeata deu início em frente ao prédio da Justiça Federal, onde os trabalhadores buscaram informações sobre o encaminhamento da pauta unificada. Segundo a Justiça Federal, as reivindicações seguiram para Brasília na semana passada.
Os trabalhadores reivindicam junto ao Governo Federal a publicação da Medida Provisória com a reestruturação da carreira dos servidores do Incra; alteração da Legislação da Reforma Agrária; criação do Projeto Agroflorestal Jequitibá; Regularização da ocupação dos chacareiros da área do Militão (Porto Velho); agilidade no Programa Luz para Todos; legalização dos distritos de União dos Bandeirantes e Vila Nova e qualificação dos assentados para o Pronaf.
O vice-presidente da CUT, Edirceu Lima, disse que a Central está dando total apoio as reivindicações "porque entende que é preciso acompanhar as negociações de perto, buscando a legalidade aos direitos dos trabalhadores". Fonte: site da CUT