O secretário de Política Agrária e Meio Ambiente da Contag, Paulo Caralo, participa de reunião no Palácio do Planalto, amanhã (4), às 10 horas, para tratar do assentamento das famílias de agricultores que ocupam as terras da fazenda Descanso Ponte da Pedra, no município de Paraúnas, no estado de Goiás. Participam também da reunião representante do Incra Nacional, da superintendência regional do Incra em Goiás, da Secretaria Nacional Anti-Drogas, além da diretora de Política Agrária da Fetaeg, Sandra Faria, e trabalhadores rurais.
"A Contag quer que as famílias sejam assentadas nessa área e que a área seja disponibilizada pelo governo federal ao Incra, para este fazer o assentamento dessas famílias", informou Paulo Caralo. No dia 27 de junho, a Justiça deu um prazo de 12 horas para que os trabalhadores e trabalhadoras deixassem a fazenda. Eles continuam resistindo.
Histórico - As 14 famílias de agricultores estão esperando há cinco anos pela desapropriação da terra. A primeira tentativa de despejo aconteceu em 2003, quando a terra que pertencia ao traficante de drogas Fernandinho Beira-Mar, foi transferida para as mãos da Polícia Federal. Os trabalhadores esperavam que as terras fossem repassadas para o Incra. Mas, recentemente, a posse foi parar nas mãos da União.
Fonte: Emmanuelle Nunes