Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MULHERES
Retrocesso nas políticas públicas para as mulheres frente ao golpe!
WhatsApp

30 de Maio de 2016


Secretaria de Mulheres CONTAG
TEMAS RELACIONADOS:
mulheres

Estamos vivendo nos últimos dias a face perversa do golpe se revelando no governo ilegítimo de Michel Temer, explicitado por um rápido processo de destruição de uma série de políticas públicas, programas e espaços que foram democraticamente conquistados nos últimos 13 anos.

Além do que significa para as mulheres a derrubada de uma mulher da Presidência da República, legitimamente eleita pelo voto do povo, a não indicação de nenhuma mulher para compor os Ministérios mostra claramente o que esse governo golpista pretende fazer com as mulheres: negar nossas capacidades; invisibilizar o trabalho das mulheres; desconsiderar a importância de políticas públicas que contribuam para a eliminação das opressões, discriminações e violências sofridas pelas mulheres; além de retroceder no desenvolvimento das ações para o empoderamento e fortalecimento da autonomia política, econômica e social.

Vimos com a publicação da Medida Provisória nº 726, de 12 de maio de 2016, já no primeiro dia de mandato, a extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos. Essas eram instâncias do governo federal, que diretamente vinham realizando ações para a inclusão, participação, visibilidade e fortalecimento do trabalho das mulheres do campo, das florestas e das águas. E agora, no dia 27 de maio, a Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário foi transferida para a Casa Civil da Presidência da República.

A Secretaria de Política para as Mulheres (SPM), criada em 2003, pelo Governo Lula, sempre foi um espaço de grande importância no governo federal, pois era a instância que vinha trabalhando para promover a igualdade entre homens e mulheres e combater todas as formas de preconceito e discriminação herdadas de uma sociedade patriarcal e excludente. Sua atuação se dava em torno das políticas do trabalho e da autonomia econômica das mulheres, do enfrentamento à violência contra as mulheres, além de desenvolver programas e ações nas áreas de Saúde, Educação, Cultura, Participação Política, Igualdade de Gênero e Diversidade. Tinha ainda uma assessoria especial para Mulheres do Campo, da Floresta e das Águas, que fazia o diálogo das políticas públicas para as mulheres com a realidade das rurais.

Além da SPM, era no MDA, através da Diretoria de Política para Mulheres Rurais e Quilombolas (DPMRQ), que as mulheres do meio rural eram reconhecidas como trabalhadoras e sujeitos de direitos, passando a ser incluídas nas políticas públicas. A partir da formulação de políticas e realização de ações de promoção de igualdade de gênero, observando as relações étnico-raciais e geracionais e as diferentes realizadas dos territórios rurais, contribuíram para construir um meio rural mais igualitário e justo.

Possibilitaram o acesso das mulheres rurais à documentação; o apoio à produção; beneficiamento/ processamento e comercialização, reconhecendo seu trabalho produtivo e reprodutivo; a formação e capacitação das trabalhadoras rurais, estimulando e ampliando sua participação; execução de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) específica; o direito igualitário a terra (titulação conjunta), numa perspectiva de fortalecimento da autonomia pessoal, econômica e política.

Outro ataque às mulheres é a priorização pelo governo da reforma da previdência, onde as propostas que vêm sendo apresentadas criminaliza duplamente as mulheres rurais ao se propor equiparação de idade entre rurais e urbanos e ainda entre mulheres e homens, causando uma perda as trabalhadoras rurais de, no mínimo, dez anos a mais para acessar aposentadoria por idade.

“A extinção dessas instâncias significa para nós mulheres uma agressão, um desrespeito a todas as mulheres, especialmente às mulheres do campo, das florestas e das águas que passaram a ser vistas e atendidas em suas especificidades pelas políticas públicas muito recentemente criadas. Os impactos do ponto de vista social, simbólico e também financeiro para as mulheres serão devastadores, entendendo que esta medida pode resultar em um efeito dominó nos estados e municípios, secundarizando, invisibilizando e, até mesmo, exterminando o pouco que temos de políticas para as mulheres. Neste sentido, conclamamos a todas as margaridas a seguirmos em luta, frente à conjuntura cada vez mais desafiadora, para unirmos forças em defesa da democracia e do não retrocesso de nossos direitos!”, destacou a secretária de Mulheres da CONTAG, Alessandra Lunas. FONTE: Secretaria de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico