Começou, na manhã desta terça-feira, a 2ª Plenária de Trabalhadores/as Rurais de Pernambuco, para Avaliação da Gestão da Fetape, período 2014/2016. Uma mística inicial resgatou a importância da luta e da resistência, em um momento em que direitos historicamente conquistados estão ameaçados. A força e poder de mobilização da atual Direção da Federação foi enfatizado, mostrando que, somente com unidade, é possível vencer os desafios apresentados pela atual conjuntura.
Em sua fala, o presidente da Fetape, Doriel Barros, destacou a importância das conquistas do Movimento, apesar do cenário vivenciado pelo País. Como exemplo, ele citou a eleição de muitos homens e mulheres comprometidos com o Projeto Alternativo de Sociedade do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). Nesse sentido, parabenizou todos/as os/as eleitos/as, valorizando também os que colocaram os seus nomes à disposição, mesmo não tendo atingido a quantidade de votos para se eleger. “Estamos ocupando um espaço que muitos acham que não temos competência para ocupar; e estamos provando que temos condições de fazer mandatos de qualidade e a serviço do campo, como foi o mandato do nosso companheiro Manoel Santos”, avaliou.
A mesa de abertura contou com a presença de lideranças sindicais e políticas que vieram reafirmar o seu apoio a caminhada do Movimento Sindical Rural. Em suas falas, o destaque para a votação da PEC 55, no Senado, que vem para ampliar as injustiças sociais e desigualdades existentes em nosso País.
Ainda no período da manhã, haverá uma análise de conjuntura, realizada pelo secretário de Finanças e Administração da Contag, Aristides Santos, e uma reflexão sobre os números do processo eleitoral para o MSTTR de Pernambuco. A ideia é, a partir dessas informações, planejar os dois próximos anos da atual gestão, e os caminhos do Movimento em Pernambuco. Já no período da tarde, durante trabalhos de grupo, serão avaliados os dois anos da atual Gestão da Fetape.
Amanhã e na quinta-feira, será iniciada uma nova Plenária, em preparação ao 12º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CNTTR) da Contag, que irá analisar e contribuir com o texto-base do CNTTR. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAPE