Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
13º CNTTR
Registrada Chapa Única para a eleição da Diretoria da CONTAG 2021-2025
WhatsApp

16 de Março de 2021


Verônica Tozzi
TEMAS RELACIONADOS:
13º cnttr
chapa
Congresso da CONTAG
Diretoria da CONTAG
Eleições da CONTAG

A Comissão Eleitoral do 13º Congresso Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (13º CNTTR) lavrou a ata de encerramento dos trabalhos e confirmou o registro de chapa única para a eleição da CONTAG 2021-2025, que será realizada durante o 13º CNTTR, no dia 8 de abril, utilizando plataforma virtual.

O pedido de registro foi feito no dia 16 de março, com a presença de representantes da chapa e com a entrega da documentação exigida. O pedido foi deferido no dia seguinte (17) e a ata de encerramento do prazo para registro de chapas foi lavrada às 18 horas desta quinta-feira (18).

SAIBA MAIS SOBRE A CHAPA ÚNICA

A Composição da Chapa da CONTAG Unidade, Luta e Resistência: a vida em primeiro lugar! para a gestão 2021-2025 foi construída observando critérios estatutários e políticos a partir da escuta de todas as Federações articuladas nos seus campos políticos e organizadas nas grandes regiões brasileiras.

A composição e a renovação se deram considerando a recomendação aprovada na 5ª Plenária Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (5ª PNTTR), a qual diz que a renovação não poderia recair apenas sobre mulheres e jovens e a ocupação por mulheres de cargo que ainda não tivesse ocupado. Também considerou a representação de todas as regiões e participação do máximo de Federações. Das 27 Federações tem-se 23 contempladas na Chapa que foi aprovada por todas as Federações no último dia 12 de março.

Ao todo, a chapa tem 33 pessoas sendo 17 mulheres e 16 homens. Foi aplicada renovação de 57,5% (o estatuto prevê mínimo de 30%), o que implica ter 19 novas pessoas em relação à gestão atual. São 11 pessoas jovens (33,3%) e 13 da terceira idade (39,3%).

DIRETORIA EFETIVA

A Diretoria Efetiva é composta por 12 pessoas. Portanto, a chapa conta com 06 mulheres e 06 homens, sendo três jovens (Thaisa, Edjane e Mônica) e 06 da terceira idade (Aristides, Alberto, Juraci, Alair, Guto e Antonio Oliveira). Com perfil que não se enquadra na juventude, mas que está mais próxima dela, temos Vânia e Sandra. Portanto, uma Diretoria Efetiva com um perfil claro, mesclando experiência e juventude, respeitando a paridade, com 25% de jovens, 50% de terceira idade e renovação mínima de 30%. Todas as regiões estão contempladas: (Nordeste – 05 [dois homens e três mulheres], Sul – 02 [um homem e uma mulher], Sudeste – 02 [um homem e uma mulher], Centro-Oeste – 02 [um homem e uma mulher] e Norte – 01 [um homem]).

A renovação se deu considerando a recomendação aprovada na 5ª Plenária, e assim foram renovados os nomes para os cargos ocupados por 02 homens (Antoninho e Elias) e 02 mulheres (Rosmari e Josefa), sendo nenhuma pessoa jovem. Isso implicou garantir que, pela primeira vez, todas as pessoas jovens fossem reeleitas (Thaisa, Edjane e Mônica) e nos mesmos cargos.

É a segunda vez na história que a secretária de Mulheres é reeleita para o mesmo cargo (Mazé) e que a Secretaria de Jovens tem uma pessoa reeleita (Mônica) – e a primeira vez que uma pessoa do Espírito Santo se reelege. Ademais, o quarto e mais relevante fato histórico é a ocupação da Política Agrícola pela primeira vez por uma mulher (Vânia).

SUPLÊNCIA DA DIRETORIA EFETIVA

A suplência tem 09 pessoas na sua composição com 05 mulheres (Juliana, Veridiana, Ivone, Carmen e Taíza) e 04 homens (Pedro, Elias, Romão e Neuzo) sendo 02 jovens (22,2%) –Veridiana e Taíza –, 04 da terceira idade (44,4%) e houve renovação de 07 pessoas (77,7%) com a permanência de apenas duas (Pedro e Carmen). Todas as regiões estão contempladas.

SUPLÊNCIA SEM VINCULAÇÃO ESPECÍFICA

Esta suplência é formada por 04 pessoas novas (100% de renovação) que estão representando 04 regiões (SUL, NE, NO e CO). Foi cumprida a paridade com duas mulheres (Rosângela e Adriele) e dois homens (Eugenio e Marcio), com 50% de jovens (Marcio e Adriele).

CONSELHO FISCAL EFETIVO

O Conselho Fiscal Efetivo é composto por 04 pessoas que estão representando 03 regiões (NE, SUL e NO). Foi cumprida a paridade com duas mulheres (Marleide e Luciene) e dois homens (Manoel e Antoninho), tem 25% de jovens (Luciene) e renovação de 03 pessoas (75%), pois da composição atual apenas uma pessoa será reeleita (Manoel). A PB retorna a figurar na composição após muitos anos.

SUPLÊNCIA DO CONSELHO FISCAL

A Suplência do Conselho Fiscal é composta por 04 pessoas que estão representando 03 regiões (NE, SE e NO). Foi cumprida a paridade com duas mulheres (Carolina e Denize) e dois homens (Antonio e Oto), tem 75% de jovens (Antonio, Carolina e Denize) e renovação de 03 pessoas (75%), pois da composição atual apenas uma pessoa será reeleita (Oto).

O atual presidente da CONTAG e candidato à reeleição, Aristides Santos, disse que foi um processo democrático e de muita escuta e de construção coletiva durante os últimos três meses até chegar a essa montagem da chapa. “Todas as Federações participaram das reuniões e dos debates que resultaram na construção da Chapa Unidade, Luta e Resistência: a vida em primeiro lugar!, que protocolamos o pedido de registro hoje, junto à Comissão Eleitoral. Cumprimos todas as deliberações congressuais e tentamos contemplar o máximo de estados na Chapa. Apenas 04 não constam na composição, porém, aprovaram a composição da chapa. Esse processo de construção da chapa já mostra o nosso compromisso com a unidade do movimento sindical.”

A secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, também destacou alguns avanços na montagem da chapa apresentada. “A renovação não recaiu apenas sobre as mulheres e a juventude. As três mulheres jovens da atual gestão foram mantidas, o que é um avanço também para a juventude. Além disso, pela primeira vez, as mulheres vão ocupar a Secretaria de Política Agrícola, uma das mais estratégicas dentro da CONTAG. Reforço que juntas e juntos vamos trabalhar pelo fortalecimento da unidade na nossa Confederação e no conjunto do movimento sindical”.

O presidente da CONTAG também reforça que a busca pela unidade também envolve outros processos da construção do 13º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (13º CNTTR), como na construção, por exemplo, do Documento Base e do Plano de Lutas para a próxima gestão.

COMISSÃO ELEITORAL

O presidente da Comissão Eleitoral, Givaldo Teles (AL), e outras integrantes da Comissão, Cirlene Gomes da Costa (TO) e Maria Bruna Freitas Costa (SE), receberam o pedido e a documentação da Chapa Unidade, Luta e Resistência: a vida em primeiro lugar! na manhã desta terça-feira (16). “Queria parabenizar a Chapa, primeiramente, pela escolha do seu nome Unidade, Luta e Resistência: a vida em primeiro lugar!, pois estamos passando por um momento diferenciado no Brasil, com a morte de mais de 270 mil pessoas por Covid-19, e o movimento sindical vem pautando a vida em primeiro lugar. Parabenizo também todo o movimento sindical rural brasileiro pelo processo democrático e unitário, afinal, estamos em um momento que não podemos nos dividir, e sim de somar e multiplicar. Parabenizo ainda o presidente Aristides Santos pelo processo que coordenou na montagem da chapa, que tudo se encaminha para ser chapa única para eleição no Congresso da CONTAG. Agora vamos analisar a documentação e dar um parecer ao final”, disse Givaldo.

CHAPA UNIDADE, LUTA E RESISTÊNCIA: A VIDA EM PRIMEIRO LUGAR!:

DIRETORIA EFETIVA

Presidência: Aristides Veras dos Santos (PE)

Vice-Presidência e Secretaria de Relações Internacionais: Alberto Ercílio Broch (RS)

Secretaria Geral: Thaisa Daiane Silva (MS)

Secretaria de Finanças e Administração: Juraci Moreira Souto (MG)

Secretaria de Política Agrícola: Vania Marques Pinto (BA)

Secretaria de Política Agrária: Alair Luiz dos Santos (GO)

Secretaria de Formação e Organização Sindical: Carlos Augusto Santos Silva (PA)

Secretaria de Políticas Sociais: Edjane Rodrigues da Silva (AL)

Secretaria de Meio Ambiente: Sandra Paula Bonetti (PR)

Secretaria de Mulheres: Maria José Morais Costa (PI)

Secretaria de Jovens: Mônica Bufon Augusto (ES)

Secretaria de Terceira Idade: Antônio Oliveira (SE)

DIRETORIA SUPLÊNCIA

Suplência Secretaria de Finanças e Administração: Pedro Mario Ribeiro (MG)

Suplência Secretaria de Política Agrícola: Juliana Ferreira Martins (BA)

Suplência Secretaria de Política Agrária: Elias D'Angelo Borges (GO)

Suplência Secretaria de Formação e Organização Sindical: Romão Gomes Vanderley (TO)

Suplência Secretaria de Políticas Sociais: Veridiana Barros da Silva (PI)

Suplência Secretaria de Meio Ambiente: Ivone Francisca de Souza (PR)

Suplência Secretaria de Mulheres: Carmen Helena Ferreira Foro (PA)

Suplência Secretaria de Jovens: Taíza Bruna Assunção Medeiros (ES)

Suplência Secretaria de Terceira Idade: Neuso Antônio Oliveira (MT)

CONSELHO FISCAL EFETIVO

1º efetivo: Manoel Candido da Costa (RN)

2º efetivo: Marleide Fernandes da Silva Santos (PB)

3º efetivo: Antoninho Rovaris (SC)

4º efetivo: Luciene das Chagas do Nascimento (AC)

CONSELHO FISCAL SUPLÊNCIA

1º suplente: Antonio Neto Marcelino de Sousa (PE)

2º suplente: Carolina Aparecida Andrade (SP)

3º suplente: Oto dos Santos (RJ)

4º suplente: Denize Almeida da Silva (AP)

SUPLENTES SEM VINCULAÇÃO

Eugenio Edevino Zanetti (RS)

Rosângela Ferreira Moura (CE)

Marcio Rogério Viana (RO)

Adriele Ramires Lopes (MS) FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico