A CONTAG realiza desde ontem (18), em Anchieta/ES, o Encontro Regional Sudeste, que tem como principal intencionalidade dar continuidade aos debates sobre os principais pontos da conjuntura sindical – Representação e Representatividade; Sustentabilidade Político-Financeira; Grito da Terra Brasil; Reforma Política e Eleições 2014.
Estão presentes nesse encontro as principais lideranças e assessorias das quatro Federações que compõem a regional – Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, além do coordenador regional e a direção da CONTAG, representada por Juraci Moreira Souto, Zenildo Xavier e assessoria da entidade. O secretário de Meio Ambiente da CUT Nacional, Jasseir Fernandes, também marcou presença. A abertura foi marcada por uma mística, onde representantes de cada estado entrou com elementos que fazem referência à agricultura familiar. Neste momento, também foi exibido um vídeo trazendo vários momentos dos mais de 50 anos de luta do Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR).
As discussões no primeiro dia sobre a conjuntura política e sindical reafirmaram o apoio da região ao projeto político desenvolvido pelo governo federal, articulado com um maior empenho do MSTTR em incidir com propostas mais ousadas de defesa da agricultura familiar e dos direitos dos assalariados e assalariadas rurais na construção da plataforma de governo para o próximo mandato do executivo federal.
A região identificou, também, a necessidade de estimular na base as discussões sobre a importância e urgência da reforma política para garantir controle social e transparência dos processos eleitorais.
Para o diretor da CONTAG, Juraci Souto, o objetivo principal do encontro é preparar as ações para o Grito da Terra 2014, além de dar suporte político e nortear os debates para o Conselho Deliberativo Ampliado.
Durante o Conselho, vamos aprofundar temas que foram encaminhados no 11º Congresso da CONTAG. Nos dias 18 e 19 os trabalhos têm sequência com a seguinte pauta: GTB 2014, Representação e Representatividade no MSTTR e Sustentabilidade Político-Financeira do MSTTR.
FONTE: Assessoria da CONTAG e da FETAES