Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 20 de março, a diretoria e assessoria da CONTAG avaliaram os cinco Encontros Regionais promovidos pela Confederação no período de 12 a 19 de março, envolvendo mais de 300 lideranças e dirigentes sindicais das FETAGs filiadas. “Os encontros trouxeram bons resultados e avanços nas discussões dos temas trabalhados, que são polêmicos e importantes para os rumos do movimento sindical”, avaliou o presidente Alberto Broch.
Foi feita uma rodada de avaliação política sobre os debates e encaminhamentos de cada regional, sendo identificado por todos que houve bastante convergência de entendimento e aceitação das propostas apresentadas pela CONTAG.
O Ano Internacional da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena (AIAF/CI) foi um dos temas trabalhado, que levou a uma reflexão dos dirigentes das cinco regiões, principalmente ao pensar nas estratégias e na pauta do 20º Grito da Terra Brasil (GTB), além de ser um estímulo ao fortalecimento da luta do MSTTR por mais conquistas para a categoria.
Segundo os(as) dirigentes da CONTAG, o planejamento estratégico da Confederação para a gestão 2013-2017 e a metodologia adotada foram bastante elogiados nos encontros, e as federações expressaram o sentimento de que esta experiência seja repassada a todas as entidades.
Durante os três dias de debates, os temas de mais destaque foram a Representação e Representatividade Sindical, o Grito da Terra Brasil e a Sustentabilidade Político-Financeira do movimento sindical. Sobre a Representação e Representatividade, a avaliação é que a apresentação feita pela assessoria jurídica da Confederação contribuiu muito para o entendimento de todos sobre essa questão e na qualidade das intervenções. “O meu sentimento é de que conseguimos avançar nessa primeira etapa que é a do entendimento sobre o tema. Agora, temos que trabalhar a articulação com o governo e com o Congresso Nacional, principalmente quanto aos critérios junto ao Ministério do Trabalho e Emprego”, destacou Broch.
Depois dos debates, existe uma forte tendência de o 20º Grito da Terra Brasil ocorrer em maio, com sinalização para a realização de ações regionais e de pressão junto aos ministérios onde as negociações não avançarem.
O último tema trabalhado foi o da Sustentabilidade Político-Financeira do MSTTR. A apresentação da CONTAG sobre a campanha permanente de sindicalização e de manutenção de associados(as) que está sendo construída foi também bem aceita pelas lideranças e dirigentes presentes. Nos cinco encontros saíram propostas que visam enriquecer mais o plano e muitas federações aproveitaram a oportunidade para apresentar suas experiências exitosas.
Depois de todos os debates, diagnósticos e propostas que vieram dos encontros regionais, a diretoria da CONTAG encaminhará os resultados para a discussão e aprovação do Conselho Deliberativo Ampliado, que acontecerá na próxima semana, de 26 a 28 de março, em Brasília.
FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi