A Regional Sudeste da CONTAG realizou, nesta quinta-feira (11), a Reunião de Planejamento Estratégico para alinhar agendas, propor estratégias e dar respostas aos desafios da região.
O encontro foi iniciado com a Análise de Conjuntura tendo um olhar para fora e para dentro do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), feita pelo assessor da Presidência da CONTAG, Givanilson Porfírio da Silva. O presidente da CONTAG, Aristides Santos, esteve presente e parabenizou a Coordenação da Regional Sudeste por essa iniciativa de construção conjunta e escuta das Federações. Os(as) dirigentes da CONTAG Juraci Moreira Souto e Mônica Bufon estiverem presentes o tempo todo e contribuíram com o processo do planejamento.
As quatro Federações da Regional participaram: FETAES, FETAEMG, FETAESP e FETAGRI-RJ, na qual secretárias e secretários trouxeram os desafios e prioridades para o restante do ano e também para organizar as atividades do próximo.
Minas Gerais pontuou a importância do Projeto Político, e que teve comum acordo com os outros estados; o Espírito Santo colocou que também é preciso dar atenção à regularização dos Sindicatos; São Paulo trouxe o trabalho de base para fortalecer os Sindicatos devido à investida de outras entidades; e o Rio de Janeiro colocou que precisa da ajuda de todos os estados para um grande Mutirão de Organização Sindical no estado.
Com diálogo aberto, todos e todas puderam trazer suas colocações e ajudar na construção do Planejamento. E, para o ano de 2022, agendas de reuniões ampliadas da Regional Sudeste já foram definidas e prioridades também foram levantadas: Projeto Político 2022, Campanha Nacional de Sindicalização Sindicato de Portas Abertas com ênfase nas Revalidações, ENAFOR, Organização Sindical e Treinamentos\ Capacitações de Política Agrícola com ênfase no CAF.
A coordenadora da Regional Sudeste, Fabiana Deluca, fez uma avaliação bem positiva quanto à participação e contribuição das Federações ao longo de todo o planejamento. As prioridades definidas também convergiram com o Planejamento Estratégico da CONTAG. Construímos ações estruturantes do ponto de vista da Sustentabilidade Político-Financeira e organizativa do MSTTR, buscando a unidade e respeitando as especificidades de cada estado. Também construímos três grandes ações que envolvem as quatro Federações e que serão realizadas em conjunto. E a grande prioridade será a realização das ações da Campanha Nacional de Sindicalização Sindicato de Portas Abertas, destacou Fabiana.
FONTE: Regional Sudeste da CONTAG