Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MARCHA DAS MARGARIDAS 2019
Regional Nordeste da CONTAG reafirma Unidade e Luta pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais!
WhatsApp

24 de Maio de 2019



TEMAS RELACIONADOS:
marcha das margaridas 2019

Realizado 23 a 24 de maio, em Recife/PE, o Encontro da Regional NORDESTE da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), reuniu representantes das Federações dos seus nove estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe). Dirigentes do Nordeste que estão na Diretoria da CONTAG estiveram presentes (o presidente da CONTAG, Aristides Santos; a secretária de Políticas Sociais, Edjane Rodrigues; a secretária de Meio Ambiente, Rosmarí Malheiros; e a secretária de Terceira Idade, Josefa Rita da Silva (Zefinha).

REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Durante o Encontro entrou em pauta a proposta de reforma da Previdência (PEC 06/2019 e a 871/2019) que inviabiliza a proteção previdenciária para trabalhadores e trabalhadoras rurais. A partir da discussão, a Regional encaminhou a continuidade das mobilizações através das audiências públicas nas Câmaras de Vereadores e nas Assembleias Legislativas, além da articulação no Congresso Nacional junto a parlamentares de todo o Nordeste, tendo como objetivo central: alterar o texto da reforma da Previdência (PEC 06 e da MP 871), e garantir a preservação dos direitos dos(as) rurais.“As trabalhadores(as) rurais serão mais afetados pela PEC 6/2019 e também pela MP 871/2019, que excluirá milhares da Previdência Social e levará à falência a maioria dos municípios do Brasil. O meio rural do Nordeste será duramente atingido”, pontuou a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues”.

MARCHA DAS MARGARIDAS 2019 O compromisso com a mobilização das Federações e Sindicatos rumo à Marcha das Margaridas 2019 foi outro tema em debate, onde os nove estados apresentaram seus atuais números de participação para a maior Ação de mulheres da América Latina, que desde 2000 é realizada pela CONTAG e por organizações parceiras. Em 2019, a Marcha das Margaridas será realizada 13 e 14 de agosto, em Brasília/DF, com o lema: “Margaridas na Luta por um Brasil com Soberania Popular, Democracia, Justiça, Igualdade e Livre de Violência”. Esse ano, a Marcha das Margaridas tem como coordenadora geral, a secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, que é trabalhadora rural e dirigente sindical vinda do estado do Piauí, o que reforça o compromisso do Nordeste com a animação, mobilização e realização da Marcha das Margaridas.“Do Nordeste brasileiro, terra de Margaridas Maria Alves que empresta nome para nossa grande Ação de Massa realizada pelo Sistema CONTAG e organizações parceiras, conclamamos todas e todos da nossa região, para juntas(os) fazermos da Marcha das Margaridas 2019 um grande espaço de luta em defesa dos direitos das mulheres rurais e de toda a classe trabalhadora”, convidou a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Rosmarí Malheiros.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL O tema “Agricultura Familiar e o Desenvolvimento Sustentável do Nordeste” foi apresentado pelo assessor da Presidência da CONTAG, Givanilson da Silva, que fez um resgate da luta e das conquistas do Movimento Sindical dos Trabalhadores(as) Rurais (MSTTR) no Nordeste, a exemplo da SUDENE (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), e que devem ser retomadas pela Regional. REORDENAMENTO AGRÁRIO Outra temática socializada foi o “Reordenamento Agrário”, com a contribuição do superintendente do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, José Wilson Gonçalves, ex-coordenador da Regional Nordeste da CONTAG e ex-secretário da Confederação. José Wilson apresentou um modelo de plataforma de titularização de terras desenvolvido no Ceará que pode ser referência para todos os estados da região.“Que o Nordeste Brasileiro se mantenha junto pelo Desenvolvimento Sustentável para que tenhamos crescimento econômico e social para as atuais e futuras e gerações do meio rural. Afinal, um campo com Desenvolvimento só se faz com a inclusão dos idosos, das mulheres e da juventude, e com acesso às políticas públicas por toda a nossa gente”, lembrou a secretária de Terceira Idade da CONTAG, Josefa Rita da Silva (Zefinha).

GREVE GERAL DE 14 DE JUNHO A Regional Nordeste da CONTAG também reafirmou sua participação na Greve Geral da Classe Trabalhadora de 14 de junho, com o compromisso das suas nove Federações e Sindicatos somarem força com as Centrais Sindical (CUT e CTB) e outras organizações sociais do campo e da cidade, em defesa do direito de aposentadoria e em repúdio à proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/19, da reforma da Previdência. ELEIÇÃO DA COORDENAÇÃO Devido o tempo dedicado à discussão de temas tão importantes, a Regional Nordeste adiou a Eleição da Nova Coordenação Regional Nordeste para ser realizada durante o Conselho Deliberativo da CONTAG de julho/2019. Outros detalhes da nova agenda eleitoral ainda serão discutidos e afinados. “Agradecemos a presença das nove Federações que integram a Regional Nordeste da CONTAG. Foram dois dias produtivos, com debates e contribuições que reafirmam nossa unidade histórica em relação aos temas internos e externos, e o nosso compromisso com a defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do Nordeste e de todo o Brasil”, destacou o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

FONTE: Comunicação CONTAG- Barack Fernandes, com informações da Assessoria da CONTAG/Nordeste - Gilberto Silva



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico