Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
COMISSÃO CAMPONESA DA VERDADE
Rede de Pesquisadores da Comissão Camponesa da Verdade está reunida em Brasília
WhatsApp

19 de Agosto de 2013

TEMAS RELACIONADOS:
comissão camponesa da verdade

Acontece nos dias 19 e 20 de agosto, no CESIR/CONTAG, em Brasília, a segunda reunião da Rede de Pesquisadores e Pesquisadoras da Comissão Camponesa da Verdade. A programação da manhã do primeiro dia contou com o resgate da criação da Comissão e da Rede, bem como do trabalho com os camponeses na Comissão Nacional da Verdade e de debates e definições conceituais sobre a “ação do Estado” ou o “Estado como agente repressor”, “grave violação de Direitos Humanos” e “casos emblemáticos”.

No período da tarde está prevista a apresentação de casos e fatos sobre o tratamento dado pelo Estado às violações de Direitos Humanos cometidas contra os camponeses e camponesas, além de exposição de pesquisadores(as) sobre casos relacionados à Comissão Camponesa da Verdade. Por fim, a Rede participará, às 18h30, do ato em memória dos 30 anos do assassinato de Margarida Alves.

No último dia de reunião, 20 de agosto, haverá debates sobre o relatório ou documento final a ser apresentado pela Comissão Camponesa da Verdade, sobre o funcionamento e animação da Rede de Pesquisadores e Pesquisadoras e sugestão de casos para a Comissão Camponesa da Verdade.

O secretário de Política Agrária da CONTAG, Zenildo Pereira Xavier, reconhece que o trabalho da Comissão Camponesa da Verdade e desta rede são extremamente importantes nesse cenário de disputa por terra e território no Brasil, onde a violência no campo é permanente. “A maioria dos casos estão impunes há décadas, como o de Margarida Alves. Precisamos investigar os casos e garantir o julgamento e condenação dos culpados. A CONTAG apoia esse trabalho”, destaca o dirigente.

SOBRE A COMISSÃO CAMPONESA DA VERDADE: A criação da Comissão Camponesa da Verdade (CCV) foi decidida durante a realização do Encontro Unitário dos Povos do Campo, das Águas e das Florestas, realizado em agosto de 2012 e que reuniu os principais movimentos sociais do campo e da floresta.

A Comissão é formada por várias organizações sociais, a exemplo da CONTAG, CPT, MST, MMC, Plataforma DHesca, Terra de Direitos; por professores da UNB e parceiros que estão no governo, a exemplo de Gilney Viana da SDH/PR.

Os principais Objetivos: • Acompanhar e subsidiar o trabalho da Comissão da Verdade de (re)construção da memória e da verdade sobre a resistência camponesa aos regimes autoritários e seus apoiadores desde 1946 a 1988 no Brasil. • Levantar e indicar à Comissão Nacional da Verdade os fatos e violações dos direitos humanos, buscando a (re)construção da memória e da verdade, reconstruindo a identidade e cidadania camponesa; • Lutar pela inclusão dos camponeses nos processos de reparação e anistia no contexto de (re)construção da história e da verdade. • Construir processos pedagógicos para informar e conscientizar a sociedade sobre a memória, história, reconhecimento, justiça e reparação de violações aos direitos camponeses.

SOBRE A REDE DE PESQUISADORES E PESQUISADORAS: Com a finalidade de subsidiar os trabalhos, as pesquisas e a sistematização das informações relativas às violações de direitos humanos cometidas contra os camponeses e camponesas, a CCV buscou articular uma Rede de Pesquisadores e Pesquisadoras, reunindo professores e pesquisadores envolvidos com esta temática.

A Rede pretende ser um espaço permanente de adesão de pesquisadores interessados e dispostos a apoiar o trabalho de resgate da memória e da verdade no campo. Pretende incluir, além de professores, alunos de graduação e pós-graduação, grupos e projetos de pesquisas, núcleos de estudos e iniciativas existentes nas universidades brasileiras para, em um esforço conjunto, investigar violações de direitos humanos e resgatar a memória camponesa relacionada à violência do Estado e resistência no período de 1946 e 1988. FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi, com informações da CCV



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico